Numa gestão de e-commerce convivemos e acompanhamos diariamente uma série de indicativos. E no meio de tantas métricas, a taxa de abandono de carrinho talvez seja a mais incômoda, pois gera a frustração de imaginar que o cliente está próximo de realizar o pedido e desistiu na última hora. E para ajudar gestores de comércio eletrônico vamos listar uma série de táticas e dicas do que fazer para diminuir a taxa de abandono de carrinho em sua loja virtual.
Arrume a casa
Você está recebendo um visitante e ele precisa se sentir a vontade, talvez até encantado com você. Comece planejando e otimizando o design de suas páginas, para que fique intuitivo e fácil de navegar. Prepare o conteúdo de todos os produtos incluindo informações que elimine as principais dúvidas de seus clientes. Inclua boas imagens dos produtos e não se esqueça de ser simples, pois funciona muito bem. Tenha em mente que só irão comprar de você quando estiverem confortáveis e confiando na sua marca.
Compra segura
Toda loja virtual só opera com transações seguras. Porém, com tantos casos de fraudes e roubo de informações é comum que alguns clientes fiquem preocupados ou com receio de informar dados pessoais, especialmente do cartão crédito.
Não deixe que isto aconteça, informando nas suas páginas e reforçando no carrinho que todas as transações são realizadas de modo seguro. Transmita segurança, pois aumenta a confiança na sua empresa.
Acabe com as objeções
Mesmo sentindo confiança no seu conteúdo e na sua marca, ainda surgem dúvidas no momento de comprar. É fundamental que sua loja virtual tenha uma área de FAQ, com as principais dúvidas, como logística e formas de pagamento. Outra ferramenta útil é o serviço de chat para clientes tirarem dúvidas em tempo real que, aliás, é ótimo para aumentar sua taxa de conversão.
É preciso criar uma central de atendimento na gestão de e-commerce, onde o cliente pode rapidamente esclarecer suas dúvidas e eliminar possíveis objeções que podem lhe incentivar a abandonar o carrinho e desistir da compra.
Política de fretes
Mesmo realizando diversas ações o gestor do e-commerce ainda terá que encarar o maior motivo de abandono de carrinho: preço. Para que seus clientes não abandonem sua loja virtual para comprar na concorrência é preciso ter preços competitivos. E mesmo que não tenha o valor mais baixo deve saber como convencer seus clientes. Vender com frete gratuito, por exemplo, aumenta o interesse de quem está comprando, pois sente que está ganhando mais um benefício.
Não deixe nenhuma chance escapar
É preciso lembrar que seus clientes podem passar por problemas técnicos que os impossibilitem de realizar a compra. Uma falha na conexão com a internet pode impedir a conclusão de uma compra, por exemplo. Assim, o gestor de e-commerce deve pensar nestes detalhes e realizar ações para que estes compradores não escapem. Uma tática eficiente é utilizar de e-mail marketing para recuperação de carrinho.
Caso o cliente não esteja logado ou não tenha como pegar seu e-mail, ele pode realizar campanhas de remarketing. Como dizem, todo mundo já foi perseguido por um banner. Isto acontece porque esta estratégia funciona muito bem na retenção de clientes. Tenha esta opção no seu leque de atividades, pois pode lhe ajudar.
É importante realizar estes tipos de estratégia para pelo menos minimizar o problema da sua taxa de abandono de carrinho. Na sua gestão de e-commerce utiliza algumas destas táticas? Deixe um comentário nos contando. Continue lendo nosso blog e conferindo o melhor conteúdo sobre comércio eletrônico.
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