Uma estratégia de marketing digital envolve diversos processos rodando ao mesmo tempo. Todos ficam interligados por conta de seu planejamento de marketing de conteúdo, que é onde você define qual o seu público e a melhor forma de se comunicar com ele. A conexão destes processos ajuda a manter sua equipe sincronizada e falando a mesma língua nos canais de comunicação da empresa. E para otimizar o seu trabalho uma ótima dica é unificar processos compatíveis ou complementares. É o caso do Google Adwords e Inbound Marketing, como iremos ver mais abaixo.
Entendendo de Inbound Marketing
O chamado novo marketing envolve uma série de práticas ou estratégias para atrair clientes para seu negócio. O interessante é que estas estratégias focam essencialmente na utilização de seus recursos internos para produzir conteúdo. Isto faz com que o Inbound Marketing seja por volta de 60% mais barato de aplicar do que o marketing tradicional. A ideia é produzir algo para atrair e encantar a sua audiência. Pode ser um ebook, um infográfico, webinar, publicações em mídias sociais e a mais tradicional e eficiente de todas que é um blog.
Em qualquer um dos tipos de conteúdo o objetivo é atrair clientes em potencial e principalmente conseguir gerar leads.
Trabalhando com o Google Adwords
A ferramenta de publicidade do Google dispensa apresentação, mas se você quiser pode conferir algumas dicas sobre o que não fazer em suas campanhas com Adwords. É interessante estar atento e lembrar sempre que para utilizar a ferramenta é necessário investir, portanto é importante evitar erros ou desperdícios de verba. Aliás, talvez o principal motivo para unificar Google Adwords e Inbound Marketing seja otimizar suas ações para economizar gastos e conseguir converter da mesma forma. Vamos ver como isto pode acontecer na prática.
Unificando Google Adwords e Inbound Marketing
Google Adwords e Inbound Marketing têm em comum o fato de serem usados para atrair sua audiência. A diferença é que o Inbound Marketing é aplicado internamente, nos canais de comunicação da empresa e o Adwords externamente, no Google e seus sites parceiros. Então nas suas campanhas o que deve fazer é preparar um complementando o outro. Normalmente a parte de Inbound é preparada primeiro, mas não precisa ser uma regra. Você pode desenvolver sua campanha no Adwords e aproveitar os textos ou peças dos anúncios para otimizar seu conteúdo interno, por exemplo.
Para facilitar, confira os passos para produzir sua campanha unificando as duas estratégias:
- Público-alvo – obviamente que para conseguir atrair deve saber para quem e como se comunicar;
- Keywords – servem para a produção de anúncios e também do conteúdo interno;
- Landing page – uma boa prática para campanhas Adwords é enviar os visitantes para uma página otimizada. Portanto, se não tiver uma landing page específica aproveite para criar uma utilizando técnicas de Inbound;
- Tenha uma boa isca digital – um ebook funciona muito bem nestes casos, pois é algo ‘imediato’ e pode usar um CTA (Call To Action) de urgência para conseguir converter;
- Formulário de captura – se a ideia do processo é fazer o possível para economizar custos na geração de leads, de nada adianta realizar os passos anteriores e seu cliente não baixar o material por conta de um formulário de baixa qualidade. Um exemplo é ele estar preparado para telas pequenas (dispositivos móveis);
- Mensuração – desde o indicativo de performance até detalhes sobre os visitantes, como tempo de permanência na página, são importantes acompanhar. Faça uma gestão diária de suas métricas.
Com a lista acima você consegue unificar suas estratégias de Google Adwords e Inbound Marketing para potencializar suas campanhas de geração de leads. Se estiver com planejamento nas áreas não deixe de conferir como andam em termos de alinhamento da estratégia principal.
E então, gostou das nossas dicas para unificar estas duas estratégias? Continue ligado em nosso blog para conferir conteúdos sobre marketing digital. E siga a gente no Facebook para mais dicas exclusivas. Quer aprender mais sobre marketing para PMEs? Faça o download do nosso e-book e descubra todas as estratégias que podem ser utilizadas na sua empresa!