Google Adwords x SEO: as 4 principais diferenças

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Apostar em estratégias digitais é mandatório para toda empresa que deseja e precisa crescer atualmente. E são inúmeras as ferramentas que permitem a aproximação e o relacionamento entre marcas e seu público. Cada uma delas trabalha uma linha diferente do marketing e tem aplicações complementares dentro da estratégia.

Duas das mais importantes envolvem inteligência de dados e são perfeitas para as pequenas e médias empresas. Se você tem dúvidas sobre Google Adwords ou SEO, esse artigo foi feito para você. Veja agora as principais diferenças.

1. Google Adwords ou SEO: o que são?

O Google AdWords, é uma forma de se posicionar na página de busca do Google, em banners na rede de display (desktop, mobile e aplicativos), além de vídeos no Youtube. Já o SEO (search engine optimization) compreende uma série de diretrizes que devem ser seguidas pela marca para otimizar a sua página. Isso significa adotar certas regras ao produzir conteúdo e configurar o seu site para que o Google possa entender a relevância de sua marca.

2. Em quanto tempo os resultados começam a surgir

Uma das grandes diferenças entre Google Adwords e SEO está no tempo previsto para que os resultados comecem a aparecer. O primeiro deles é quase imediato. Assim que a campanha é configurada e aprovada, os anúncios começam a ser impressos na internet e os cliques podem começar a acontecer. Já o conjunto de estratégias de SEO demoram um pouco mais para mostrar resultados. Elas devem ser trabalhadas diariamente, embora empregadas para cobrir médio e longo prazo.Google Adwords ou SEO

3. Como cada um atua dentro da estratégia de marca?

Essas duas metodologias de trabalho estão diretamente ligadas, uma vez que ambas funcionam como atrativos de visitantes. Por isso, ao invés de se perguntar se você deve usar Google Adwords ou SEO, o verdadeiro questionamento deveria ser: como combinar o poder das duas táticas?

A resposta para essa pergunta está no uso das palavras chave. Se, por um lado, elas podem ser usadas concomitantemente para potencializar forças, por outro, a performance de cada termo nos links patrocinados servirá como um bom termômetro para o SEO, uma vez que esses parâmetros demoram mais para mostrar resultado.

4. Quais são os investimentos necessários?

A forma de calcular o investimento é diferente em Google Adwords ou SEO. No primeiro caso, a cobrança pelo serviço é feita por cliques. Ou seja, você só paga quando alguém clica no seu anúncio. Ainda assim, o valor do clique vai depender do uso que das palavras chaves escolhidas. Basicamente, o preço de cada uma delas é determinado por leilão. Ou seja, quanto mais desejada ela for, mais caro custará o clique.

Já o investimento em SEO é um pouco mais complexo que isso. Para que ele seja empregado é preciso ter conhecimento sobre dados de navegação do público, produção de conteúdo adequada e uma programação otimizada no site. Portanto, para investir em SEO é preciso ter ao seu lado uma equipe especializada em cada uma dessas faces estratégicas.

Se você se pergunta sobre investimentos em Google Adwords ou SEO, a forma mais adequada de pensar a sua estratégia é: como integrar essas duas formas de trabalho? Apesar de diferentes, elas estão intimamente ligadas e são fundamentais para o sucesso da sua marca na internet.

Você usa Google Adwords ou SEO na estratégia de marketing da sua empresa? Conte nos comentários!

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