Nos últimos anos, aconteceram mudanças significativas na maneira como as empresas utilizam o marketing para promover a marca e seus produtos ou serviços. Hoje, com a disseminação do acesso à internet no país, as companhias começaram a repensar as suas estratégias. Nessa avaliação, ficou clara a necessidade de todos os negócios estarem presentes no ambiente digital.
Essa é uma mudança importante, pois as empresas conseguem atingir o seu público-alvo com mais eficiência e sem gastos extremamente altos, como acontecia com o marketing tradicional. Mas, a área de marketing digital é bastante ampla e nem sempre o empreendedor conhece todas as possibilidades.
Para ajudá-los a encontrar o melhor serviço, fizemos uma lista, abaixo, com as 3 razões para investir em Inbound Marketing, uma estratégia que visa atrair novos visitantes para o site da sua empresa e convertê-los em clientes fiéis à sua marca, por meio de conteúdos de qualidade.
1. Investimento acessível
Como abordamos acima, o custo das ações tradicionais de marketing é bastante elevado, principalmente quando os meios utilizados são TV, rádio ou mídias impressas. Apesar de serem veículos de massa, a divulgação nesses canais nem sempre alcança os objetivos definidos pela empresa.
Com o Inbound Marketing é totalmente diferente. Por meio dos conteúdos ricos disponibilizados nos sites ou blogs das empresas, é possível alcançar o público-alvo de maneira natural e sem custos que possam comprometer o orçamento do negócio. Mesmo que a companhia opte por contratar uma agência especializada em Inbound Marketing, o investimento ainda é mais acessível do que o marketing tradicional.
2. Segmentação que faz a diferença
Quando o empresário é questionado sobre qual é o público-alvo da sua empresa, é comum ele dizer a seguinte resposta: quero atingir todas as pessoas. Essa ideia pode parecer a grande oportunidade de aumentar as vendas da sua empresa, porém, dificilmente ela se tornará realidade.
Isso porque não são todas as pessoas que se interessam por seu produto ou serviço, e investir em ações voltadas para o público geral pode trazer altos custos e resultados pouco significativos. Sendo assim, uma das razões para investir em Inbound Marketing é, justamente, a chance de trabalhar com um público segmentado.
Com essa estratégia, os empreendedores conseguem desenvolver conteúdos relevantes sobre diversos temas ligados à sua área de atuação e que são do interesse do seu real público-alvo. Por exemplo, se a companhia atua na área de tecnologia, com a estratégia de Inbound Marketing serão criadas campanhas que atendam as necessidades e interesses das pessoas que consomem, ou pretendem consumir produtos ou serviços desse segmento.
Aos poucos, a empresa cria um relacionamento com esse público, que passará pelas seguintes fases:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Encantamento.
3. Fidelização é uma das principais razões para investir em Inbound Marketing
Acima, mostramos que o ciclo final das estratégias de Inbound Marketing é o encantamento dos clientes, que contempla a concretização das vendas. Porém, o consumidor não irá simplesmente adquirir o seu produto ou serviço e depois esquecerá da sua empresa.
Por conta do relacionamento estabelecido desde o início da aplicação das estratégias de Inbound Marketing, é criada uma conexão importante entre os consumidores e a marca, fazendo com que eles voltem a procurar por sua empresa sempre que precisarem ter acesso a conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação.
Mostramos neste artigo 3 razões para investir em Inbound Marketing e desfrutar de todos os benefícios que essa metodologia tem para oferecer ao seu negócio. Agora que já conhece um pouco sobre o tema, convidamos você para ampliar ainda mais esse conhecimento, acessando o post em nosso blog, que aborda 4 práticas de Inbound Marketing para ter uma estratégia de sucesso.