Sabemos que você pode estar desconfiado se nesse post realmente vai aprender 7 dicas avançadas para melhorar a otimização e o gerenciamento do Google AdWords, mas você não tem alternativa, tem que confiar nesse texto. Estamos em um momento em que a economia não anda bem, mas o Google AdWords não para de aumentar o custo por clique, para piorar você deve ter sentido a necessidade ao longo dessa semana de aumentar um pouquinho o CPC ou orçamento diário da conta, fruto da entrada de novos concorrentes querendo minimizar as perdas, mas calma, NÃO FAÇA ISSO.
Diante desses desafios, eu no seu lugar pensaria bem se não é a hora de aportar valor ao seu negócio com a nossa expertise em marketing digital, pode parecer sugestivo da nossa parte, mas para provar o contrário vamos te entregar 7 dicas avançadas para a otimização do Google AdWords.
1. Programe lances de CPC mais agressivos nos horários com menor concorrência.
Use e abuse dos relatórios de “dimensões” e “informações sobre leilões”, entenda ali, principalmente nos filtros de período as melhores oportunidades, quais horários você tem maior quantidade com menor custo por lead (CPA). Com esses preciosos dados em mãos utilize as regras automáticas ou até mesmo a programação de hórario e lance para pagar o CPC certo nos melhores horários. Em 6 meses temos conseguido reduzir o custo total do investimento (CTO) em 50% das campanhas que gerenciamos, é realmente algo fantástico!
2. Não aumente o orçamento diário todo de uma vez.
Aumentar o investimento dos anúncios Google é uma grande notícia, sinal de que as coisas caminham bem, mas uma mudança para cima muito drástica, como de uma um dia para a noite dobrar o orçamento diário vai soar para o robô do adwords a mensagem: “Temos muito dinheiro, pode gastar”, você pode achar utopia, mas acredite aprendemos na dor que não é assim que as coisas funcionam, a conta vai inflacionar, o melhor caminho é fazer o ajuste para cima gradual, dia a dia, entre 5% e 10%.
3. Jamais pause as campanhas.
Quando por algum motivo você precisar pausar uma campanha no adwords, prefira colocar um orçamento diário de 1 real, ou então centavos, a ponto de não permitir impressões, não pause. Pode fazer um teste aí na sua conta, quando você reativa uma campanha que estava pausada a performance nunca é a mesma, porque isso acontece? Não fazemos ideia…
4. Acompanhe a “Taxa de conversão total estimada”.
Agende no outlook uma rotina para análise de termos de busca que trazem somente custo e nada de conversão direta ou assistida. Avalie o relatório de “termos de pesquisa” e habilite a coluna no Google AdWords chamada “taxa de conversão total estimada“, cruzando esses dois dados as palavras-chave que gastam, gastam, gastam e não trazem nenhum tipo de conversão vão saltar aos olhos, agora basta negativar cada uma.
5. Otimize o Índice de Qualidade
Replique o texto do anúncio no “description” e no primeiro parágrafo da landing page, faça o mesmo com o título do anúncio no H1. Essa otimização vai ajudar o robô do Google encontrar relevância entre campanha e a página de destino. Essa técnica funciona melhor quando a conta é nova, mas você também vai perceber uma diferença em contas antigas.
6. Entenda a cobertura das campanhas.
Um importantíssimo indicador é a “Parcela de imprenssão” ali basicamente o AdWords está dando dicas para você do tamanho do seu mercado. Quem tem como meta dominar uma categoria no mercado digital espera ter uma exibição para 100% de toda a demanda no Google, você pode não estar fazendo isso devido a baixa qualidade dos anúncios (classificação) ou por orçamento insuficiente. Caso você estoure o teto de 5% de gap por “classificação”, repense palavras-chave, landing page e anúncios antes de fazer um upgrade no investimento.
7. Rastreie a concorrência.
Eu não tenho dúvida que você gostaria de saber: O custo por clique dos concorrentes, quantidade de visitas, investimento em marketing digital, palavras-chave que tem maior demanda, pois é… o SEM RUSHtraz todas essas informações, podemos dizer que ela não é 100% precisão, mas da uma boa idéia das estratégias concorrentes, a ferramenta é paga, utilizamos para todos os clientes e te garantimos, vale a pena!
E então…o que achou das dicas, valeu o tempo investido?
Eu realmente acredito que se elas foram úteis para você está na hora de falar com um dos nossos especialistas e entender como podemos levar o marketing digital do seu negócio a outro patamar. Para isso, basta clicar aqui mesmo. Se ainda não chegou a hora, não tem problema, aproveite para fazer um diagnóstico completo do marketing digital do seu negócio com a planilha de marketing digital e assim descubrir aonde você pode melhorar para aumentar as vendas e quantidade de leads.