Grande parte das pessoas faz milhares de pesquisas diárias nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Esse comportamento traz uma série de possibilidades para empreendedores, que buscam aumentar suas vendas e potencializar o alcance de sua marca. Mas para isso, é muito importante ser encontrado pelo Google e outros. O site precisa de uma otimização.
Como otimizar um site de maneira eficiente e facilitada? Antes disso, é muito importante que você saiba que o processo de SEO é bastante dinâmico. Aprenda sobre este processo amplo e dinâmico, que leva em consideração a experiência do usuário!
1- Pesquise as palavras-chave mais relevantes
De nada adianta oferecer laranja para quem quer melancia. Um site novo, precisa sempre ser baseado na construção de um contexto de palavras-chave correto. Todos os conteúdos precisam ser otimizados para as palavras-chave mais relevantes de seu nicho. Neste sentido, o primeiro passo para otimizar um site para o Google é justamente, trabalhar com as palavras-chave mais relevantes.
Para isso, você pode pesquisar e diversos sites. Dois deles, são do próprio Google, o planejador do Adwords e o Trends. Ambos podem te ajudar bastante.
2- Otimize as imagens com as tags adequadas
Para otimizar um site que o Google irá posicionar nas primeiras páginas, é preciso que as imagens estejam otimizadas. Isso por que as imagens podem ser lidas apenas em códigos e se a palavra-chave em questão não estiver explícita, o buscador não irá saber como classifica-la.
3- Pesquise os concorrentes
Muito mais do que apenas encher seu site de palavras-chave, você precisa se preocupar com a experiência de seus usuários. Por isso, pesquise como são os principais sites concorrentes, o que eles oferecem e busque, baseado nos resultados, oferecer melhores condições para sua audiência.
Além disso, verificando como é a concorrência para as palavras-chave que você possui, será possível entender melhor o mercado e o que as pessoas estão recebendo. Em cima disso, é possível otimizar um site para atingir justamente o que as pessoas buscam.
4- Estruture bem os títulos
A utilização das tags H1, H2, e H3, irão fazer com que o Google consiga ler adequadamente a importância de cada parte de seu conteúdo. Desta forma, será mais fácil destacar as partes mais importantes e com isso, favorecer o escaneamento mais adequado de seu site. Além disso, esta divisão melhora a compreensão dos usuários, para que eles possam entender melhor seu conteúdo.
5- Integração do conteúdo, design e redes sociais
O processo de SEO é amplo e envolve uma série de questões. A experiência do usuário também precisam ser levados em conta, pois este é um fator que cada vez mais é tido como importante. Se o site carrega rápido, tem uma boa estrutura de palavras-chave e os usuários passam bastante tempo em sua página, o Google irá interpretar que a experiência é positiva. Com isso você consegue otimizar um site.
Acha que tem mais algum ponto a ser destacado para otimizar um site? Tem ainda alguma dúvida sobre SEO? Comente abaixo, vamos alimentar o debate e até o próximo post!