O que preciso saber para criar minha carteira de clientes pela internet?

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Com o mercado acirrado e a grande diversidade de produtos e serviços disponíveis, pode ser um pouco difícil manter uma carteira de clientes fiéis sem boas estratégias. Para garantir que o número de clientes se mantenha em crescimento é preciso levar em consideração alguns pontos importantes de atendimento.

Afinal, de nada adianta criar uma carteira de clientes se você não tem uma estratégia para manter esses clientes fidelizados, não é mesmo? Mas vamos ao primeiro passo, que é criar essa carteira de clientes, e depois lhe ensinaremos como você pode montar estratégias para fidelizar os seus clientes e garantir um negócio estável e com bons resultados.

O que é uma carteira de clientes?

Para garantir uma boa carteira de clientes você precisa conhecer um pouco sobre o CRM, que é o Customer Relationship Management ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente. E o que isso significa?

Dentro do marketing, basicamente é uma técnica de relacionamento de empresas com clientes, a fim de proporcionar uma experiência agradável entre empresa e consumidor para fidelizar esses clientes, garantindo uma carteira de clientes fiéis e um relacionamento duradouro e agradável para ambas as partes. Esse relacionamento acompanha todas as fases de compra do cliente e estimula novas vendas, mantendo esse relacionamento ativo e essa carteira de clientes também.

A carteira de clientes nada mais é do que um grupo de clientes que mantém um relacionamento comercial duradouro com uma empresa, da qual adquirem produtos ou serviços de forma contínua. São clientes fiéis, que retornam, pois a empresa presta um bom atendimento e oferece as soluções que eles procuram.

Como criar uma carteira de clientes pela internet?

Se você tem uma empresa e quer adentrar o mundo do marketing digital, mas ainda não tem uma carteira de clientes para trazer para o mercado da internet, existem alguns passos que você pode seguir para garantir assertividade no seu plano de negócios.

Procure descobrir e conhecer quem é o seu cliente

É importante prospectar e descobrir qual é o perfil do seu cliente e ir a fundo nessa pesquisa. Se você oferece produtos ou serviços, seja para empresas ou pessoas físicas, tenha em mente que você precisa de detalhes para atingir esse possível consumidor de forma assertiva.

A criação de uma ou mais personas vai facilitar o processo de entendimento de quem é o seu cliente, quantos anos ele tem, o que ele gosta de fazer, quais são os serviços ou produtos que ele busca e como a sua empresa pode oferecer soluções para os problemas que ele enfrenta atualmente com os produtos e/ou serviços que oferece.

Segmentar a fundo o perfil dos seus clientes é o primeiro passo para iniciar a criação da sua carteira de clientes. Contar com a ajuda de empresas especialistas em inbound marketing, portanto, é uma das melhores maneiras de criar as personas e dar o start da maneira correta.

carteira de clientes

 

Disponibilize conteúdos relevantes para o seu cliente

Conhecendo a fundo quem é o seu cliente e como você pode solucionar alguns problemas que ele enfrenta com os seus serviços ou produtos, através de conteúdos relevantes e materiais ricos em plataformas como blogs ou redes sociais da sua empresa, aliados à técnicas de SEO, fica mais fácil encontrar possíveis clientes que tenham interesse na sua empresa.

Através do preenchimento de formulários para fazer download de conteúdos, você consegue segmentar esses clientes, saber em que estágio de venda eles se encontram e consequentemente fazer crescer a sua carteira de clientes.

Presença nas redes sociais

Tornar a sua empresa ativa nas redes sociais também é uma maneira muito eficiente de construir uma carteira de clientes. Através da divulgação dos seus produtos e/ou serviços, você consegue entrar em contato com diversos possíveis interessados pela sua empresa e criar um relacionamento mais próximo com o seu público.

Assinatura de newsletter

Quando a sua empresa possui um site que oferece uma plataforma de conteúdo, como um blog, por exemplo, e essa plataforma oferece conteúdos relevantes com possíveis soluções para os problemas de consumidores em diversos estágios de compra, você cria interesse pelo seu conteúdo em diversos possíveis consumidores.

Disponibilizar a assinatura de newsletter com um menu onde a pessoa pode escolher que tipos de notícias e conteúdos ela gostaria de receber é uma maneira muito interessante de segmentar o seu público e ter uma noção de onde essa pessoa se encaixa no estágio de compra. Assim, você consegue direcionar conteúdos específicos para essa pessoa, criando um relacionamento até a fidelização desse cliente.

É possível descobrir, ainda, que a sua empresa pode ter diversificados tipos de público, diferentes do que você imaginava lá no início. Por isso, é importante dar atenção às análises métricas e se adequar. O mercado, às vezes, pode lhe surpreender.

Oferecer cursos online, palestras, webinars, investir em técnicas de SEO e anúncios de AdWords também são técnicas que podem lhe ajudar a aumentar a sua carteira de clientes. No mercado online é bacana se fazer presente, apresentar um diferencial dos seus concorrentes e trazer soluções para os seus clientes.

Lembre-se que não basta querer ter uma carteira de clientes recheada se você não souber como nutrir e fidelizar esses clientes, o pós-venda e a qualidade do atendimento são essenciais para o cliente voltar. Se você tem mais interesse no assunto, temos alguns materiais sobre isso que podem lhe ajudar:

Você já colocou em prática algumas das estratégias que citamos para criar a sua carteira de clientes? Está tendo bons resultados nos seus negócios?

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