ROI x ROAS: qual a diferença?

Compartilhar

O marketing digital vem sendo nos últimos anos uma das principais estratégias utilizadas pelas marcas de diferentes segmentos e portes para divulgar produtos, serviços e atrair um número cada vez maior de clientes. 

Todo esse sucesso se dá devido ao fato do marketing digital ser acessível em termos financeiros, pois a empresa pode selecionar um orçamento que esteja de acordo com a sua realidade, além da oportunidade de segmentar o público correto e obter um alcance bastante expressivo.

Mas, para ter campanhas de sucesso e que tragam ótimos resultados para a sua empresa, é fundamental conhecer as principais métricas e analisá-las com bastante atenção. Será a partir desse estudo que as marcas saberão o que é preciso melhorar na campanha, quais interações alcançaram bons resultados, se o retorno do investimento está como o planejado e se o canal escolhido é de fato interessante para os objetivos da companhia. 

Para analisar esses pontos existem várias métricas, sendo que o ROI (Retorno sobre Investimento) e o ROAS (Return on Advertising Spend ou em português Retorno Sobre o Investimento Publicitário) são as mais utilizadas.

Se você já ouviu falar sobre essas siglas, mas não entende qual a diferença entre elas, indicamos a leitura desse artigo até o fim, pois iremos explicar o que é ROI e ROAS e porque essas métricas são importantes para as campanhas de marketing da sua empresa.

Conheça o significado de ROI

Como mencionado no início, as siglas ROI e ROAS representam importantes métricas para o marketing digital. A primeira está relacionada com o Retorno sobre Investimento. É por meio desse indicador que as empresas conseguem compreender quanto dinheiro a companhia está lucrando ou deixando de ganhar com cada investimento realizado.

O ROI é uma métrica presente em diversas áreas do mundo empresarial e não somente no marketing digital. A aplicação desse indicador é bastante ampla, pois ele pode mensurar uma campanha completa ou apenas alguns canais específicos, como redes sociais, Google Ads ou blog corporativo.

ROI e ROAS

Para realizar o cálculo do ROI, as marcas precisam utilizar a seguinte fórmula: 

  • ROI = (receita – custos/custos) x 100

Saiba o que é ROAS

Assim como o ROI, a métrica ROAS também está relacionada aos ganhos ou perdas financeiras da empresa, porém ela mede especificamente o retorno obtido em publicidade. Sendo assim, o ROAS é como uma espécie de ROI voltado apenas para as campanhas pagas.

O interessante é que por meio desse indicador as companhias conseguem identificar se o trabalho com os anúncios está alcançado o retorno esperado, quais ações devem continuar ativas e quais devem ser descartadas, além de saber como e onde aplicar seus recursos para atingir um desempenho ainda melhor. O ROAS é aplicado em canais de mídia paga, como Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads e LinkedIn Ads. 

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

Como mencionado, ROI e ROAS são métricas importantes para o sucesso das campanhas de marketing digital e ambas podem ser utilizadas em conjunto para que a empresa tenha uma visão ainda mais clara e real dos seus investimentos e retornos.

A principal diferença entre as métricas é que o ROI mede tanto o resultado de campanhas completas quanto de ações avulsas. Já o ROAS determina a eficácia apenas dos anúncios realizados em mídia paga. Apesar de parecidos, ROI e ROAS são indicadores diferentes e devem ser utilizados estrategicamente pelas marcas que buscam o sucesso das suas ações.

No artigo de hoje, explicamos as diferenças entre as métricas ROI e ROAS. Se você gostou e quer aprender mais sobre marketing digital, confira em nosso blog o post que apresenta 4 maneiras de usar melhor seu dinheiro investido em divulgação na internet.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias