Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos, no ano de 2015, uma empresa fechava a cada minuto no país. Boa parte delas teve como responsáveis pelo seu fracasso erros graves, que comprometem a qualidade de pequenas e médias empresas: são os pecados capitais do mundo empresarial.
Está abrindo uma pequena empresa agora ou está querendo se prevenir? Venha conferir quais são os 7 pecados capitais que você não deve cometer!
1. Falta de planejamento
Um dos erros mais cometidos por parte dos empresários é não fazer um planejamento sério, consolidado e, principalmente, realista. Sua pequena e média empresa precisa ter metas bem definidas a curto e a longo prazo.
Metas palpáveis, reais, possíveis de serem cumpridas. Não adianta começar hoje e querer ser a top um da área em um ano e meio. Vale mais a pena fazer pequenas metas, mas alcançáveis e direcionar as estratégias do negócio para elas do que para panos megalomaníacos.
2. Pouco alinhamento de estratégias
Se a pequena e média empresa possui mais de um setor, ela está sujeita à falta de alinhamento de estratégias. Muitas vezes, é feito um plano de negócios consciente, mas os setores acabam não alinhando suas estratégias com o objetivo maior.
Imagine um barco no qual as pessoas estão remando cada uma para um lado. Elas não vão chegar ao destino. É o mesmo que ocorre neste caso. O problema é que o resultado pode ser desastroso: seu negócio pode afundar com essa divergência.
3. Ignorar o marketing
Muitas PMEs acreditam que o marketing é secundário, que pode ser delegado aos famosos “sobrinhos das redes sociais”. Porém, é preciso ficar atento à importância que o marketing, principalmente o digital, está tendo para o crescimento e a manutenção das PMEs. Com mercados mais acirrados e um público mais exigente nas estratégias de comunicação, se você não fizer algo de qualidade pelo seu negócio, vai perder muito espaço para seus concorrentes.
4. Não motivar funcionários
Um funcionário frustrado gera uma crise tão grande quanto um cliente insatisfeito. O clima organizacional precisa estar positivo ou o trabalho passará a não render e seu funcionário não será uma espécie de “embaixador da marca”. Vale a pena fazer um levantamento do clima organizacional por meio de pesquisas feitas com pequenas e médias empresas de RH.
5. SAC sem qualidade
Pior do que um cliente insatisfeito, é um consumidor insatisfeito sem resposta ou que tenha passado por um serviço de SAC mal feito. Quando você tem alguma reclamação ou dúvida e o serviço de atendimento lhe ignora ou é grosseiro, o que você sente?
Pois esse é o mesmo feeling que seu cliente terá caso seu SAC seja mal feito. Lembrando que, em tempos de redes sociais, para que um atendimento ruim se transforme em viral é um pulo!
6. Má gestão financeira
É preciso que a gestão financeira do seu negócio seja impecável. Controlar fluxos de caixa, ficar atento para que a folha de pagamento de todos os envolvidos esteja em dia, bem como os encargos trabalhistas, ter um fundo de emergência caso seja preciso em um momento de crise do negócio, pagamento de tributos: tudo isso deve estar em dia. Caso contrário, a tendência é que, para consertar uma coisinha aqui e outra ali, você tire verba de outros lugares para isso, o que vira uma bola de neve com tendência à autodestruição da pequena e média empresa.
7. Não formar uma equipe forte e consolidada
Um receio que muitas pequenas e médias empresas têm é formar equipes fortes e consolidadas, com o medo do impacto que isso pode causar no caso de ser preciso despedir alguém, seja por qual motivo for. Porém, é preciso tornar a equipe íntegra e coesa, de forma que os funcionários trabalhem em equipe sem maiores problemas. Caso contrário, o trabalho pode não render, ter sérios problemas e aí a instituição sofrer com os prejuízos. Esses são os principais erros que você deve evitar na gestão do seu negócio.
Ficou alguma dúvida sobre a gestão de pequenas e médias empresas e os erros que você deve evitar? Deixe sua pergunta ou relato nos comentários!