A otimização de sites também é conhecida como Search Engine Optimization ou SEO. Trata-se de um conjunto de estratégias que buscam melhorar a forma como um site é apresentado e utilizado para os seus usuários.
Essa otimização pode ser feita tanto em aspectos técnicos do endereço como no conteúdo. Ter um site responsivo, que carrega rápido e com conteúdo escaneável são apenas algumas ações que geram o efeito desejado.
Mas por que vale a pena investir na otimização de sites? A seguir, veja as 4 principais razões para adotar tal abordagem.
1. O ranqueamento e a visibilidade são favorecidos
Quando um usuário faz uma pesquisa, o mecanismo de busca procura os sites mais adequados e com maior qualidade. A intenção é responder à necessidade ou dúvida de quem realizou a busca e garantir máxima satisfação com a navegação. Por isso, os que passaram por uma otimização de sites, normalmente, ficam em posições elevadas.
Ao alcançar os primeiros lugares dos resultados de busca o seu negócio ganha destaque. Em média, os 5 primeiros links da primeira página são responsáveis por 70% do tráfego. Ao conseguir melhor ranqueamento, portanto, o endereço recebe mais visitantes e amplia o reconhecimento de marca.
2. A experiência de navegação será favorecida
Não adianta atrair as pessoas, mas ser rejeitado pelos usuários. Quando a taxa de rejeição de um site fica alta, inclusive, o mecanismo de busca entende que ele não é relevante e diminui o seu ranqueamento. Nesse sentido, a otimização é essencial.
Ao tornar o layout leve ou com uma navegação intuitiva, por exemplo, os visitantes ficarão mais à vontade. Já ao ter imagens atrativas, um conteúdo arejado e rápido carregamento, haverá uma experiência mais positiva. Além de isso ajudar a manter um bom posicionamento nas buscas, é um jeito de melhorar a percepção de marca em relação ao público de interesse.
3. As oportunidades de negócio se multiplicam
A partir da otimização de sites, o endereço aparece com maior frequência para quem faz determinadas buscas. Se você associar esse elemento a uma estratégia robusta de marketing de conteúdo, será ainda mais fácil atrair novas oportunidades. Com tráfego reforçado e qualificação fortalecida, o efeito virá na forma de potencial de vendas ampliado.
Para melhorar, a experiência diferenciada também é importante. Se as pessoas gostam do seu endereço virtual é provável que passem mais tempo nele. Com maior envolvimento com o que você oferece, há chances elevadas de compras. Alguém que chega em um e-commerce e vê outros produtos, por exemplo, pode realizar uma compra maior do que pretendia. Portanto, é um motivo duplo que justifica a melhoria das oportunidades de negócio.
4. A otimização de sites fortalece a marca
Quando o empreendimento obtém destaque nas buscas e é visto pelos clientes como uma opção diferenciada, ele consegue se destacar dos concorrentes. Como consequência, é mais fácil atrair e conquistar as pessoas.
A visibilidade também é importante, já que faz com que a empresa seja reconhecida e lembrada. Em comparação aos competidores que não utilizam a oportunidade, é possível sair na frente.
Ao aliar essa abordagem a outras estratégias — inclusive, do marketing digital —, o seu negócio ficará mais robusto e preparado para vencer no mercado.
A otimização de sites é indispensável para tornar o seu endereço virtual ainda melhor. Com o seu uso adequado, é possível conquistar efeitos diferenciados para a marca em todos os aspectos.
Restou alguma dúvida sobre essa etapa? Diga nos comentários para que possamos ajudá-lo!