Otimização de sites: descubra por que você deve fazer agora

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A otimização de sites também é conhecida como Search Engine Optimization ou SEO. Trata-se de um conjunto de estratégias que buscam melhorar a forma como um site é apresentado e utilizado para os seus usuários.

Essa otimização pode ser feita tanto em aspectos técnicos do endereço como no conteúdo. Ter um site responsivo, que carrega rápido e com conteúdo escaneável são apenas algumas ações que geram o efeito desejado.

Mas por que vale a pena investir na otimização de sites? A seguir, veja as 4 principais razões para adotar tal abordagem.

1. O ranqueamento e a visibilidade são favorecidos

Quando um usuário faz uma pesquisa, o mecanismo de busca procura os sites mais adequados e com maior qualidade. A intenção é responder à necessidade ou dúvida de quem realizou a busca e garantir máxima satisfação com a navegação. Por isso, os que passaram por uma otimização de sites, normalmente, ficam em posições elevadas.

Ao alcançar os primeiros lugares dos resultados de busca o seu negócio ganha destaque. Em média, os 5 primeiros links da primeira página são responsáveis por 70% do tráfego. Ao conseguir melhor ranqueamento, portanto, o endereço recebe mais visitantes e amplia o reconhecimento de marca.

2. A experiência de navegação será favorecida

Não adianta atrair as pessoas, mas ser rejeitado pelos usuários. Quando a taxa de rejeição de um site fica alta, inclusive, o mecanismo de busca entende que ele não é relevante e diminui o seu ranqueamento. Nesse sentido, a otimização é essencial.

Ao tornar o layout leve ou com uma navegação intuitiva, por exemplo, os visitantes ficarão mais à vontade. Já ao ter imagens atrativas, um conteúdo arejado e rápido carregamento, haverá uma experiência mais positiva. Além de isso ajudar a manter um bom posicionamento nas buscas, é um jeito de melhorar a percepção de marca em relação ao público de interesse.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

3. As oportunidades de negócio se multiplicam

A partir da otimização de sites, o endereço aparece com maior frequência para quem faz determinadas buscas. Se você associar esse elemento a uma estratégia robusta de marketing de conteúdo, será ainda mais fácil atrair novas oportunidades. Com tráfego reforçado e qualificação fortalecida, o efeito virá na forma de potencial de vendas ampliado.

Para melhorar, a experiência diferenciada também é importante. Se as pessoas gostam do seu endereço virtual é provável que passem mais tempo nele. Com maior envolvimento com o que você oferece, há chances elevadas de compras. Alguém que chega em um e-commerce e vê outros produtos, por exemplo, pode realizar uma compra maior do que pretendia. Portanto, é um motivo duplo que justifica a melhoria das oportunidades de negócio.

4. A otimização de sites fortalece a marca

Quando o empreendimento obtém destaque nas buscas e é visto pelos clientes como uma opção diferenciada, ele consegue se destacar dos concorrentes. Como consequência, é mais fácil atrair e conquistar as pessoas.

A visibilidade também é importante, já que faz com que a empresa seja reconhecida e lembrada. Em comparação aos competidores que não utilizam a oportunidade, é possível sair na frente.

Ao aliar essa abordagem a outras estratégias — inclusive, do marketing digital —, o seu negócio ficará mais robusto e preparado para vencer no mercado.

A otimização de sites é indispensável para tornar o seu endereço virtual ainda melhor. Com o seu uso adequado, é possível conquistar efeitos diferenciados para a marca em todos os aspectos.

Restou alguma dúvida sobre essa etapa? Diga nos comentários para que possamos ajudá-lo!

 

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