Há alguns anos o crescimento da internet traz diversos desafios às PMEs no campo de relacionamento virtual com seu cliente atual e futuro. Com maior possibilidade de escolha oferecida pela rede, o consumidor é atraído pelo seu poder de identificação.
Ou seja, com sua capacidade de pertencer ao seu dia a dia, não só como produto material, mas fazendo da marca algo necessário. O usuário da internet atual quer interagir com a informação, apontando um caminho sem voltas para a era da comunicação online. Nesse sentido, a criação e a otimização de uma página da web para o Google é essencial.
Por que investir em estratégias para otimização de conteúdo digital ao criar sites? Neste post, confira 4 motivos importantes para isso!
1. A fidelização exige um investimento menor
Os momentos de recessão econômica são ideais para tornar a sua empresa mais eficiente com menos recursos. Entender os segmentos de clientes atuais e oferecê-los novidades e engajamento com a marca é, na prática, eliminar gastos com publicidade incerta. Por isso criar sites pensando em otimização pode ser uma boa ideia.
2. As técnicas de otimização são ideias para PMEs
Com a facilidade da busca online, estar entre os primeiros resultados e apresentar um conteúdo de qualidade é uma ótima maneira de estar presente no mercado e á frente da concorrência. As técnicas de SEO – Search Engine Optimization em inglês, Otimização para Mecanismo de Busca em tradução livre – são utilizadas para aumentar a relevância do site com a ajuda de conteúdo personalizado que ofereça uma troca de experiência útil e agradável com o visitante. Essa troca de experiência pode ser feita buscando sua interação final com a marca, seja adquirindo um produto ou serviço, cadastrando e-mail ou deixando um comentário.
As redes sociais também contribuem para estratégia de fidelização de sua PME, como mostra essa interessante matéria no blog da Goomark.
3. Criar sites para ter visibilidade
Além de potencializar a maneira como a PME aparece em sites de buscas, as ações de SEO ao criar sites trabalham para aprimorar a qualidade do cliente visitante da página, à medida que ele cumpre o objetivo da visita ao encontrar o conteúdo adequado. Uma vez cadastrado na sua lista de contatos – também conhecido como Lead – estratégias de reconhecimento da etapa da relação do cliente com a PME pautam o conteúdo compartilhado com o ele, estabelecendo um diálogo para melhor atendê-lo.
4. Para alcançar resultados
Estar mais próximo do cliente ajuda a entender sua real necessidade e acompanhá-lo durante a interação com a sua marca faz toda diferença. Assim, evita-se o gasto com clientes não potenciais e técnicas conhecidas como ‘busca patrocinada’ onde o conteúdo da página aparece como propaganda ou spam, geralmente irritando o usuário.
A ‘busca orgânica’ das estratégias de SEO trabalha por meio de palavras-chaves de interesse do internauta com o perfil compatível ao produto ou serviço que sua PME oferece, qualifica a experiência em rede, e você pode acompanhar o resultado em tempo real através da conversão no site ou sabendo quantas pessoas receberam ou abriram seu e-mail. Essa é uma etapa muito importante a ser trabalhada e você pode conferir mais sobre ela no blog da Goomark.
Troque ideias para alcançar o sucesso
Criar sites otimizados para sua PME, orientados à visibilidade no Google, não só aumenta o potencial de sua marca a um baixo custo como gera troca de informações com clientes e profissionais. Mostrando que sua marca está em sintonia com o presente e olhando para o futuro.
Tem alguma duvida ou sugestão? Deixe seu comentário e compartilhe suas duvidas e conhecimentos com a gente!