PMEs: 3 lugares que você não deve investir

Compartilhar

Administrar uma pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil, principalmente no Brasil, onde as burocracias e impostos dificultam muito o trabalho. Mas, por outro lado, é um trabalho extremamente gratificante, pois permite que você invista o seu tempo e dinheiro num negócio que realmente acredita. E quando os resultados chegam, a satisfação é ainda maior. Mas para que os lucros aumentem e você atinja as suas metas, é importante saber investir.

Pensando nisso e em te ajudar a prosperar, preparamos uma lista com 3 lugares que você não deve investir se é uma PME. Veja agora e trace estratégias mais assertivas.

1. Não invista em propaganda na televisão

As propagandas de televisão passaram a ser vistas de forma diferente depois que a internet surgiu. Isso porque a televisão é um meio de comunicação em massa e que custa muito caro. Ou seja, se você investir em propaganda lá, terá que colocar muito dinheiro para produzir um comercial rápido e atingirá uma quantidade muito grande de pessoas que sequer se interessam pelo seu mercado.

Enquanto na web é possível segmentar os seus anúncios e gastar seu dinheiro apenas com aquelas pessoas que realmente importam para você. Na prática, você coloca menos dinheiro em jogo e recebe resultados muito maiores. Por isso, se você tem uma pequena ou média empresa, a televisão é um dos lugares que você não deve investir.

lugares que você não deve investir

2. Evite passos muito grandes para fora do seu caminho

Ser ousado é muito importante para qualquer empresário. Sem essa característica você provavelmente jamais abriria o seu próprio negócio. Mas é importante que você saiba diferenciar os tipos de ousadia que existem. Isso porque dar um passo maior que as pernas pode ser um tiro no pé.

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 8 em cada 10 pequenos empresários não deveriam ter pegado dinheiro emprestado do banco para investir em seus negócios. Isso não significa que você jamais deva investir, mas sim que essas pessoas investiram no lugar errado. Por isso, tenha em mente que é importante conhecer a sua estratégia de perto, entender o exato impacto dela para o seu negócio e ficar longe dos lugares que você não deve investir.

3. Lugares que você não deve investir em mídias sociais

Existe um frenesi sobre a presença das marcas nas redes sociais. É claro que é muito importante ter um trabalho consistente nesses ambientes online, mas a palavra chave aqui é relevância. De nada adianta estar em ambientes que o seu público não está presente. Por exemplo, para uma marca de doces que já tem sua equipe completa, postar receitas no LinkedIn não faz sentido. É um esforço grande, que demanda tempo e dinheiro, mas não traz resultados satisfatórios. Ao contrário disso, o ideal é focar naquelas onde o público enxergará a relevância da marca.

De todos os lugares que você não deve investir, o ponto comum é manter a consistência e a cultura da marca. Seja nos anúncios na televisão, nos passos que não fazem sentido para o posicionamento da marca ou manter-se presente em redes sociais irrelevantes para o seu negócio. Todos eles podem parecer interessantes num primeiro momento, mas definitivamente existem movimentos mais interessantes para uma PME.

Este texto foi útil para você? Conte nos comentários quais são os investimentos que fazem sentido para a sua marca.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias