Segundo dados do IBGE, 60% dos novos estabelecimentos não conseguem passar dos 5 primeiros anos de vida. Essa estatística revela um problema endêmico entre os novos empreendedores, que, em sua maioria, são micro e pequenos empresários.
Porém, é possível evitar ter que fechar as portas se você conhecer e prevenir os erros que podem levar a sua empresa à falência. Para te ajudar nessa tarefa e aumentar a segurança, veja a seguir quais são os pontos mais importantes!
1. A falta de conhecimento sobre o mercado compromete a sobrevivência
Uma das primeiras e mais graves falhas ao atuar em uma empresa diz respeito ao desconhecimento de mercado. Não é preciso ser formado como gestor ou na área de atuação do negócio, mas é fundamental saber reconhecer as necessidades e possibilidades do mercado.
Quando a sua PME não se preocupa, por exemplo, em saber quem é o cliente, ela não consegue ter ação direcionada e, com isso, não terá bons resultados.
Da mesma forma, não entender o que o consumidor espera ou o que vem pela frente pode ser fatal, pois há perda de relevância.
2. A gestão pouco profissional é um dos erros que podem levar a sua empresa à falência
Outro ponto que compromete as chances de sucesso é a forma como a gestão é executada. Quando ela é feita de maneira amadora, os riscos se elevam, pois, afinal, ter um negócio bem-sucedido não é questão de sorte.
Isso se reflete, por exemplo, quando as contas pessoais se misturam às empresariais ou quando não há a avaliação de relatórios gerenciais.
Não ter e/ou não saber usar corretamente as melhores ferramentas custa caro. Novamente, não é preciso ter diploma no assunto, mas é fundamental buscar conhecimento, boas práticas e ótimas ferramentas.
3. A perda de boas oportunidades pode custar caro
Quando uma PME deixa de aproveitar a chance de se destacar ou crescer, ela está cometendo um dos erros que podem levar a sua empresa à falência.
A questão é simples: o negócio já possui menos recursos do que a concorrência de grande porte, então ela não deve se dar ao luxo de fazer investimentos ruins ou de desconsiderar tendências realmente positivas.
Não investir em marketing digital, por exemplo, é uma forma de gastar mais para ter menos resultados, o que contribui para afundar o negócio desse porte.
4. O foco nas coisas erradas gera problemas
O que também acontece com muita frequência é quando o estabelecimento mantém o foco nas coisas erradas. Sendo uma PME, é preciso direcionar os seus esforços e recursos nos elementos certos ou tudo será perdido.
É o caso, por exemplo, de querer ser líder do mercado nacional sem ter um plano estruturado para chegar lá. Dependendo do setor, é praticamente impossível conseguir no começo e focar-se nisso só faz com que haja o desperdício de chances de ser a maior na sua região ou para um público específico, por exemplo.
Sem um planejamento concreto e realista, a organização tem foco nas chances erradas e, com isso, perde força.
5. A acomodação compromete a continuidade do negócio
Talvez o seu empreendimento esteja fazendo tudo certo. Pode ser que ele tenha um crescimento sustentável, boa percepção e fortalecimento de marca e investimentos estruturados. Porém, não é porque tem funcionado agora que funcionará sempre.
É exatamente nesse ponto que muitos cometem um dos erros que podem levar a sua empresa à falência: manter a acomodação.
O mercado muda cada vez mais rapidamente e, ao não inovar, há perda de relevância. Com o surgimento de novas e melhores opções no mercado, seu estabelecimento será deixado para trás, até que se torne inviável.
Ao reconhecer esses erros que podem levar a sua empresa à falência, é mais fácil lidar com eles, evitando-os. Como consequência, há robustez e maiores chances de sucesso.
Você está cometendo alguma dessas falhas? Comente e compartilhe suas experiências.