PMEs: 5 maneiras de se destacar da concorrência

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Sustentar uma PME no mercado não é tarefa fácil, ainda mais com tantas outras empresas disputando a atenção de quem mais interessa: o cliente. As dificuldades trazidas por quem batalha no mercado, entretanto, não são intransponíveis.

Com uma atuação estratégica, é viável se destacar da concorrência sem gastar demais.

Veja a seguir 5 maneiras para conseguir ocupar uma posição mais alta:

1. Não foque apenas no preço

Sendo uma PME, é bastante comum ter essa ideia de que somente o preço vai ser capaz de fazer a empresa se destacar da concorrência. Estabelecimentos maiores, por exemplo, conseguem negociações mais vantajosas e custos menores.

Porém, embora o preço seja levado em conta por muita gente, não é apenas ele que decide a compra. Em vez de fazer promoções ou mesmo tornar seus produtos definitivamente mais baratos, invista em agregar valor.

Busque adicionar mais qualidade ou oferecer um atendimento diferenciado. Ao se focar em experiências, você garante que o empreendimento tenha algo único e que convence as pessoas a comprar.

2. Estabeleça relacionamentos de valor com os clientes

Outra forma de se destacar da concorrência é estabelecendo relacionamentos valorosos com os consumidores. No mundo 3.0, os clientes não desejam se relacionar friamente com empresas. Eles querem ser ouvidos, buscam participar e se engajar.

Muitos concorrentes, especialmente outras PMEs, não notam essa importância. Para se destacar, planeje formas de ficar sempre próximo das oportunidades de venda e, também, de quem já comprou.

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É possível aquecer os contatos nas estratégias de pós-compra, nutrir a comunicação por meio de redes sociais, investir em ações de campanhas bem estruturadas de e-mail marketing, por exemplo. Essas formas de contato são ideias excelentes para se manter na memória de seus clientes.

3. Não abra mão de contar com o marketing

Nesse cenário, o marketing pode ajudar com tais demandas, destacadamente o digital. O uso de e-mail marketing, redes sociais e produção de conteúdo são apenas alguns exemplos do que pode ser feito em busca de um contato mais próximo com o cliente.

Essas e outras iniciativas também ajudam o empreendimento a conseguir maior alcance e exposição de marca. Estruturando um processo alinhado às vendas, é possível conquistar atração, conversão e fidelização. Ao final, como é de se esperar, há o negócio sai à frente dos demais.

4. Invista nas pessoas para se destacar da concorrência

Os seus concorrentes podem imitar a tecnologia utilizada, os fornecedores que você tem e, muitas vezes, o produto vendido pela sua PME. Porém, eles não podem ter exatamente o mesmo capital humano que existe no negócio.

Invista intensamente nas pessoas do empreendimento. Acerte na contratação, favoreça a motivação e realize treinamentos constantes – a fim de conseguir um destaque que será fundamental na hora de vencer seus adversários de mercado.

5. Identifique e corrija rapidamente os seus erros

Por mais que a PME se esforce, ela não vai acertar tudo o tempo todo. É comum que o empreendimento falhe em algum ponto, seja por experimentar uma atuação ou por não levar em consideração todos os fatores de sucesso.

Seja como for, para se destacar da concorrência é conveniente identificar os erros mais rapidamente e corrigi-los o quanto antes. Isso permite com que os clientes sejam menos afetados e, também, impede que a marca ganhe uma visão negativa.

Todos esses fatores vão permitir que você se destaque da concorrência, levando mais faturamento e mais segurança.

Deixe nos comentários quais são as suas opiniões e experiências sobre esse assunto!

 

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