O setor de serviços cresce a cada ano, e por essa razão o padrão de qualidade exigido pelos clientes também aumenta. Ao mesmo tempo, a crise faz com que os consumidores diminuam os seus gastos e mudem os seus hábitos.
Como sua empresa pode se equilibrar nessa corda bamba e ainda assim aumentar sua carteira de clientes?
Conquistar novos clientes e promover a fidelização deles pode ser um desafio. No entanto, a prestação de serviços é considerada um ótimo caminho para conseguir essa meta. Leia o post e confira algumas dicas que podem ajudar sua empresa a satisfazer mais consumidores e atrair novos clientes!
1. Melhore os serviços para aumentar sua carteira de clientes
Buscar constantes melhorias nos serviços oferecidos significa aperfeiçoar as suas técnicas e o conhecimento da equipe de colaboradores. A venda de um serviço não é considerada tangível, por isso é importante considerar sempre a percepção e a experiência do cliente.
Acompanhe as novidades do mercado, busque diferentes fontes de informação e aplique todo o aprendizado. É essencial oferecer serviços inovadores e que acompanhem as tendências, a fim de se manter no mercado competitivo.
Garantir a sua excelência na prestação de serviços deve ser um dos seus objetivos principais.
2. Conhecer bem o seu público faz a diferença
Para aumentar sua carteira de clientes é preciso conhecer bem o público-alvo da empresa.
Não basta definir bem o grupo de pessoas com o qual aplicará as estratégias. Quem são essas pessoas? Quais os seus problemas? Quais os seus desejos e necessidades?
Entender o cliente pode direcionar a empresa a um atendimento muito mais personalizado. O diferencial desse enquadramento adequado, além de destacar a empresa no mercado, garante o maior encantamento de quem compra com você.
3. Divulgue os serviços para se fazer conhecido
As pessoas precisam saber que a sua empresa existe. Para aumentar sua carteira de clientes, nada mais indicado que um bom plano de marketing e investimento em divulgação. As ações de marketing envolvem desde o planejamento das vendas ao encantamento dos clientes.
A divulgação da empresa deve ter investimentos nas mídias tradicionais, porém, mais ainda nos meios digitais. A internet pode ser usada fortemente a seu favor, com o longo alcance e a alta velocidade do compartilhamento de informações.
Esteja presente nas redes sociais, tenha um site e, se possível, um blog. É através dele que a empresa poderá captar os clientes com o marketing de conteúdo. Proporcione textos e vídeos relevantes, que engajam os clientes, informam e solucionam os seus problemas. Vá bem além de somente tentar vender os seus serviços.
É importante que a empresa esteja atenta à boa interação com os clientes no meio digital. A atenção despendida aos comentários e dúvidas estreita o relacionamento e gera ainda mais confiança por parte dos clientes.
4. Faça a mensuração dos resultados
Analisar o desempenho das suas ações e estratégias é fundamental para saber se todo o seu investimento está atingindo os objetivos anteriormente definidos. Além disso, é importante coletar feedbacks da equipe para saber as pendências e o encaminhamento dos processos.
A empresa deve ter indicadores nos setores de vendas, finanças, fornecedores, colaboradores e clientes. Medir a satisfação dos clientes é uma ótima ferramenta para saber onde a empresa está falhando ou acertando. Toda essa organização pode orientar melhor o momento de traçar novos objetivos futuros.
Independentemente dos serviços oferecidos pela sua empresa, o planejamento é fundamental para aumentar sua carteira de clientes. Não arrisque com estratégias aleatórias, você poderá perder tempo e dinheiro.
O que achou dessas dicas? Já aplica alguma delas? Deixe aqui o seu comentário!