Quais os 5 erros mais comuns de um e-commerce novo

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O e-commerce é uma ótima solução para pequenas e médias empresas que precisam vender, mas não podem investir em um ponto de venda. Mas não apenas isso, as grandes empresas aprenderam a se reinventar com a internet e transformaram as suas lojas virtuais em grandes fontes de renda. A verdade é que vender pela internet é muito mais barato que numa loja física. Por isso, essa forma de comércio é tão vantajosa.

Mas com o aumento das lojas virtuais também começaram a ficar claras algumas práticas que acabam atrapalhando a marca. Se você quer ter certeza que está fazendo tudo corretamente, veja agora quais são os 5 erros de um e-commerce novo e saiba como evitá-los.

1. Não dar o devido valor ao design

O e-commerce é um ponto de venda da mesma forma que uma loja física. Então pense: se você tivesse um espaço para vender na cidade, deixaria que os seus clientes encontrassem uma bagunça lá dentro? A resposta correta é não. Por isso, investir no design é fundamental.

Além de tornar o ambiente mais amigável e os produtos mais atrativos, um site bem construído passa confiança para os usuários. Eles enxergam o seu profissionalismo e não desconfiam das suas atividades comerciais.

2. Não usar as palavras chave corretas

Esse é um dos erros de um e-commerce mais comuns de serem encontrados. As palavras chave são importantes por dois motivos. O primeiro deles diz respeito à navegação do cliente pelas categorias de produtos. Sem as palavras chave, eles jamais poderão encontrar exatamente o que precisam.

O outro motivo diz respeito ao seu posicionamento nos motores de busca. Ou seja, o quão fácil será encontrar a sua loja se alguém buscar pelo seu produto no Google. Quando as palavras chaves estão bem trabalhadas, as chances da sua posição subir no ranking são maiores.

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3. Ter processos muito longos para finalizar a compra

Quando uma pessoa compra pela internet ela está à procura de praticidade. Ela procura o produto, escolhe qual melhor se adequa a sua necessidade e o coloca no carrinho. A partir desse ponto, começam inúmeras etapas para que a compra possa ser realizada. Esse é um dos erros de um e-commerce mais comuns. Se isso acontecer, toda a facilidade que o usuário procurava será perdida e ele pode até desistir de comprar com você e optar pela concorrência.

4. Informações insuficientes são erros de um e-commerce

A grande diferença entre comprar pela internet e ir até uma loja está no fato de que a pessoa não poderá ver o produto de perto. Essa é uma barreira que pode ser vencida facilmente com o uso da caixa de informações. Dados como as dimensões do produto, cores disponíveis e outras informações técnicas são de extrema importância para a decisão de compra. Por isso, um site de vendas pobre de informações pode não ter os resultados esperados.

5. Entrega demorada ou muito cara

Enquanto os e-commerces economizam ao não pagar aluguel por um ponto de venda e, portanto, têm produtos mais baratos, eles têm que lidar com logísticas de entrega dos produtos. Essa é uma etapa que deve funcionar perfeitamente, uma vez que o seu cliente já terá pago e espera receber a sua compra rapidamente. Um dos maiores erros de um e-commerce é falhar nessa etapa. Entregas muito demoradas ou muito caras podem gerar frustração e o seu cliente não retornará ao seu site.

Investir em um e-commerce é uma decisão acertada e que pode gerar um aumento significativo nas vendas. Mas é preciso ficar atento para que toda a experiência de compra seja bem-sucedida.

Os grandes erros de um e-commerce são cometidos por falta de atenção no processo, ou simplesmente por não enxergar o site com os olhos do consumidor. Se você ainda ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo e nós iremos ajudá-lo.

 

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