A internet vem sendo um dos principais canais de vendas da atualidade. A praticidade, os custos acessíveis e o grande alcance das lojas virtuais levaram a esse sucesso. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional cresceu 12% em 2017 e a projeção para 2018 é alcançar 15%.
Mas, é importante ressaltar que há na internet diferentes canais de vendas que podem ajudar, e muito, os empreendedores a alcançarem bons resultados. As vendas online não se limitam ao e-commerce de uma empresa, sendo possível fechar excelentes negócios em outras plataformas.
Se você já atua neste segmento e quer ampliar os canais de vendas da sua marca, confira a seguir a lista que preparamos com as melhores opções.
Marketplace
Tido como um dos melhores canais de vendas na internet, o marketplace é uma espécie de “shopping” que abriga diversas lojas virtuais. Por ele, os empreendedores conseguem expor os seus produtos em uma grande vitrine para um número considerável de clientes.
O marketplace permite que os consumidores comprem uma série de produtos de diferentes marcas em um único carrinho. No entanto, vale destacar que o marketplace é um local de ampla concorrência, por isso, para se destacar neste que é um dos mais importantes canais de vendas da internet, é preciso ter preços competitivos, oferecer opções de parcelamento, boas condições de frete e rapidez na entrega.
Comparadores de preço estão na lista dos melhores canais de vendas da internet
Com a ascensão da internet em todo o país, muitos consumidores mudaram a estrutura de suas compras. Hoje, é comum realizar uma série de pesquisas sobre o produto antes de finalizar a compra. Nessa etapa, muitos clientes acabam acessando comparadores de preço como Buscapé, Google Shopping, Zoom e Bondfaro.
Por esses portais, é possível visualizar e comparar o preço de um item em diversas lojas ao mesmo tempo. Os comparadores de preço são bons canais de vendas porque conseguem ampliar a visibilidade da loja e do produto, além de facilitar a jornada do cliente.
Redes sociais
O sucesso das redes sociais nos dias de hoje é notável. De acordo com um estudo realizado pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuit, o brasileiro gasta em média 3 horas por dia nas redes sociais.
Por isso, mídias como Facebook, YouTube, Twitter e Instagram podem e devem ser utilizadas como canais de vendas na internet. Por meio dessas redes é possível divulgar os produtos da sua loja, conversar diretamente com os clientes interessados, esclarecer dúvidas e, consequentemente, ampliar as conversões. Mas, para isso, é fundamental ter boas fotos e descrições completas dos itens compartilhados.
E-mail marketing
Para completar a lista dos melhores canais de vendas na internet, não poderia faltar o e-mail marketing. Essa estratégia de divulgação deve atingir um público segmentado e que já demonstrou interesse pela sua empresa em algum momento. Além de controlar a periodicidade de envios, não sobrecarregando a caixa de entrada do cliente, é preciso desenvolver e-mails com conteúdos relevantes e, se possível, com vantagens exclusivas.
Hoje, reunimos os melhores canais de vendas na internet. Se você ainda não tem um plano de ação para esses meios, a dica é contratar uma agência especializada em marketing digital. Para saber como um parceiro pode te ajudar na prática, clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com um de nossos especialistas.