Existem diversas estratégias de marketing digital para você apostar e alavancar os negócios da sua empresa. Às vezes, pode ser um pouco complicado entender todas as siglas e estar por dentro de todas as possibilidades que as estratégias de marketing podem proporcionar aos seus negócios. Por isso, é sempre interessante contar a ajuda de profissionais especializados para garantir o melhor aproveitamento das estratégias.
Técnicas de SEO e anúncios de AdWords são duas coisas diferentes, mas que podem ser confundidas por atuarem com os mesmos propósitos e de formas similares.
Para entender melhor essas duas estratégias e as suas diferenças, continue a leitura e fique por dentro.
O que é SEO?
Você já deve ter ouvido falar no meio digital de SEO ou Search Engine Optimization, conhecido também como um conjunto de técnicas para otimização de sites, não é mesmo? As técnicas de SEO constituem, basicamente, a otimização do seu site para que este garanta maior visibilidade e, consequentemente, aumente o número de tráfego através dos mecanismos de busca como o Google, Yahoo! e Bing, por exemplo.
A grande vantagem da utilização das técnicas de SEO é que não é necessário investimento. SEO é grátis, já que é feito dentro do seu website através do trabalho de palavras-chaves que serão lidas por boots, os quais vão definir a relevância do seu site para as pesquisas orgânicas.
Uma maneira bacana de se destacar é manter um blog, onde você pode nutrir o seu público com conteúdo relevante constantemente, aumentando, assim, a frequência de conteúdo do seu site, o que faz com que os boots analisem o seu site mais vezes, aumentando a sua relevância.
O tempo de permanência dos usuários nas suas páginas também é um fator muito importante, por isso, é fundamental que o conteúdo distribuído seja de fato interessante para o seu público. Buscar tornar o seu site uma referência na solução de problemas referente ao serviço ou ao produto que a sua empresa oferece é uma ótima maneira de fidelizar clientes e conquistar novos.
O que é AdWords?
O AdWords, assim como as técnicas de SEO, é uma maneira de aumentar o tráfego do seu site e a visibilidade. Porém, no AdWords os resultados são mais imediatos, a ferramenta é focada para trabalho na plataforma do Google e é paga.
Ela também trabalha com palavras-chave e oferece a facilidade de segmentar os anúncios para públicos bem específicos, o que é muito interessante. Assim é possível encontrar quem busca por produtos ou serviços especializados através de palavras-chave segmentadas, trazendo grandes chances de assertividade.
O AdWords ainda oferece a oportunidade de anunciar no YouTube, através de comerciais que aparecem durante os vídeos, como links patrocinados e em display em sites de parceiros. A cobrança dos anúncios é feita por cliques, ou seja, você será cobrado pelo seu anúncio somente quando alguém clicar nele.
Lembre-se que não é o maior valor de investimento que faz os seus resultados serem melhores, mas a qualidade do seu conteúdo. Isso é muito importante e precisa ser levado em consideração.
As campanhas de AdWords são aquelas que aparecem logo no início dos resultados das pesquisas do Google, que aparecem como anúncio. São indicadas para quem busca resultados mais imediatos ou durante campanhas de marketing para alavancar serviços ou produtos. Elas possuem análises de métricas bem específicas, o que é muito bom para acompanhar o desenvolvimento e os resultados.
Principais diferenças entre AdWords e SEO e qual é melhor para a sua empresa?
Essas duas técnicas são estratégias de marketing digital que fazem parte do SEM (Search Engine Marketing), que é um conjunto de técnicas utilizadas para aperfeiçoar as estratégias de marketing dentro dos mecanismos de busca.
O objetivo das duas estratégias é o mesmo: aumentar o tráfego e a visibilidade do site e, assim, consequentemente, gerar mais cliques e possíveis conversões. Suas principais diferenças estão nas questões de aplicabilidade e custos.
Nós sugerimos que todas as empresas trabalhem com as duas, pois só têm a ganhar. As técnicas de SEO não necessitam de investimento, diferente do AdWords, e apresentam resultado em diversos mecanismos de busca, sendo um trabalho onde se colhe resultados efetivos em períodos de médio a longo prazo.
Já o AdWords propõe resultados mais imediatos, porém é uma estratégia que trabalha somente nas plataformas do Google e seus parceiros. Enquanto as técnicas de SEO abrangem um público mais extenso, os anúncios de AdWords podem ser bem segmentados e assertivos e apresentam maior visibilidade. Os conteúdos que usam das técnicas de SEO dependem de uma boa técnica de otimização e de frequência de conteúdo.
As duas estratégias são muito boas para disseminação de marca e crescimento no mercado digital, principalmente quando trabalhadas juntas. Apostar nas técnicas de SEO para estabelecer e fixar o seu negócio no mercado e focar nos anúncios de AdWords para lançar campanhas de produtos ou serviços é uma maneira de alavancar o seu negócio.
Aqui na Goomark trabalhamos com uma metodologia de SEO própria e que tem trazido resultados incríveis para os nossos clientes. Acreditamos que o fortalecimento do tráfego orgânico de uma empresa, através de conteúdos relevantes e materiais ricos, fidelizando clientes e oferecendo soluções, é uma das melhores maneiras de crescer e se estabilizar no mercado.
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