Mecanismos de buscas são as principais origens de tráfego para a maior parte dos sites em todo o mundo, mais especificamente o Google, quase onipresente onde quer que haja internet. Não é atoa que se investe mais em sites otimizados para se destacar nas páginas de resultados do Google, do Yahoo, do Bing e de vários outros buscadores.
O SEO ocupa lugar de destaque nas estratégias digitais, pelo seu poder de impulsionar o tráfego de determinadas páginas. Para dominar as práticas de impacto de otimização de sites é preciso focar em alguns pontos específicos desta atividade, ou seja, o que realmente faz a diferença.
Quais são as cinco técnicas certeiras para criar um site otimizado para SEO? Entenda como é possível aumentar – e muito – a visitação do seu site!
1– Mobile first
A internet móvel cresce numa velocidade incrível e já é realidade nas mãos de grande parte dos brasileiros. De 2011 a 2014 o acesso à internet via smartphones triplicou já é o dispositivo mais usado para se conectar, sendo usado por 76% das pessoas.
Esses números são apenas parte dos argumentos da filosofia mobile first, que se refere ao desenvolvimento de sites otimizados para dispositivos móveis. Já é sabido que o algoritmo de buscas do Google privilegia sites acessíveis nas mais diversas plataformas, então mire no mobile, sem se esquecer de desktops e outros dispositivos.
2- Conteúdo é Rei
Colocar bem um site nas páginas de resultados diante dos concorrentes depende muito do conteúdo que você disponibiliza para os seus visitantes. Planeje bem as palavras-chave, pense na quantidade delas no texto e refine os aspectos técnicos de formatação.
Mas não se esqueça que um bom texto para o leitor é o melhor texto para os buscadores. E-commerces, por exemplo, podem investir nas descrições de produtos detalhadas, tutoriais e depoimentos. Sites institucionais têm toda uma área de conhecimento (a sua área de atuação) para falar a respeito. Quanto aos blogs, esses já sabem o valor do conteúdo há muito tempo.
Valor e confiança
Um bom conteúdo também fala a seu respeito e agrega valor e confiança à sua marca. Capriche!
3– Site otimizado para SEO, tudo linkado
Os hiperlinks entre os textos âncora e os assuntos relacionados são essenciais para estruturar bem um site otimizado para SEO. Além dos menus de navegação, distribua bem os links no corpo dos textos, fazendo referência a outras páginas do seu site e a referências externas, que ajudam muito a ganhar autoridade e força.
4– Usabilidade em alta
Outra coisa que mecanismos de buscas como o Google vasculham nos sites são suas características de usabilidade e facilidade de acesso para todos os tipos de usuários. O design de interfaces tem um papel fundamental neste processo, ao contrário do que possa parecer. A estrutura do site também deve refletir essa preocupação com a usabilidade, utilizando os recursos disponíveis para facilitar o acesso de todos.
5– Link building sempre
O famoso link building ainda é a ferramenta mais poderosa de SEO que se conhece. Mas a boa notícia é que, hoje em dia, as empresas já contam com o auxílio de assessorias de imprensa para impulsionar o link building e a visitação de um site. Vale a pena contar com suporte especializado nesta área.
Quer saber mais sobre alguma dessas técnicas acima ou ficou em dúvida sobre alguma das dicas sobre como criar um site otimizado para SEO? Use o campo de comentários abaixo e não deixe para depois. Afinal de contas, a curiosidade também conta para quem quer se destacar nas buscas!