Todo bom gestor se preocupa com resultados em sua empresa. Todos os setores precisam, de certa forma, andar em conformidade para que o objetivo final seja atingido, para que os produtos tenham qualidade, os clientes fiquem satisfeitos e as vendas sempre continuem e os lucros aumentem. Neste ponto, uma equipe de vendas bem preparada é essencial para contribuir com tais resultados.
Mas será que você está sabendo aplicar técnicas de vendas no seu negócio? Neste post, confira quatro táticas que funcionam em qualquer tipo de empresa!
1- Procurar meios de conhecer cada tipo de cliente
Nem todo público é homogêneo, por isso, é importante identificar comportamentos, pesquisar faixa etária, gênero, escolaridade e dados sobre preferências, histórico de relacionamentos e compras ajuda no mapeamento e na segmentação do público. Isso para elaborar campanhas de marketing precisas, que impactem os consumidores onde estiverem.
Saber quais são as redes sociais que seus clientes usam ou que procuram na internet, por exemplo, também ajuda a adaptar o marketing digital (essencial a qualquer tipo de empresa).
2- Abrir sua comunicação para aprimorar técnicas de vendas
Aqui falamos de ouvir o cliente, buscar feedback e pedir opiniões para traçar o perfil de cada consumidor (visto que nem todos são iguais). É preciso saber quais as suas dores, o que ele espera, as suas expectativas e superá-las, criando diferenciais. Overdelivering, por exemplo, é uma tendência de atendimento ao consumidor que pode trazer vantagens competitivas, pois com ela você entrega ao cliente sempre mais do que ele pediu (com um brinde, um serviço auxiliar, um manual, algo que lhe surpreenda e sirva para otimizar a experiência dele com sua empresa).
3- Adaptar seu produto às necessidades dos clientes
Adeque o seu produto ao que o cliente precisa, desenvolva sempre a solução certa, estude os tipos de mercadoria e customize (nos casos em que isso é possível). Flexibilize o desenvolvimento de produto de acordo com que os consumidores precisam e atenda diretamente as suas necessidades, procurando sempre inovação.
Pense: ao contrário de procurar um produto generalizado, que pode ser que atenda às necessidades dos clientes, com certeza um consumidor dará preferência a soluções sob demandas, ajustadas ao que ele precisa e com maior probabilidade de dar retorno certo. Assim, ele corre menos riscos de investir mal.
4- Construir uma boa imagem e investir em marketing
Aqui, entra sua boa reputação. Estabeleça-se como uma referência na área em que atua, proporcione um relacionamento de confiança (ouça o cliente), preocupe-se em acompanhá-lo em todas as etapas. Inclusive no pós-venda, valorizando seu feedback para aprimorar os atendimentos futuros.
Estudar o histórico de relacionamentos também é válido, bem como antecipar soluções antes que os clientes deem queixa, personalizar atendimentos, enviar e-mails marketing direcionados — que correm menos risco de rejeição — e adaptar o atendimento às tendências online. Como os chats, por exemplo, que otimizam o tempo do consumidor e os encoraja a prosseguir em uma navegação.
Cabe pensar também em um bom trabalho nas redes sociais ou em blogs. Uma vez que estamos em uma era da internet em que, praticamente, todo consumidor está no meio online, esta tem sido uma das técnicas de vendas que mostra bons resultados e permite que a empresa tenha maior interação com seus potenciais consumidores e ganhe créditos como referência no mercado.
Quais técnicas de vendas você aplica em seu negócio e quais costumam dar maior resultado? Quais você ainda testará? Compartilhe sua opinião ou deixe suas dúvidas nos comentários; teremos prazer em interagir e ajudar você!