Vender online exige uma estratégia de marketing digital bem estruturada para que a captação e conversão de clientes seja possível. Como parte dessa estratégia há o uso de uma série de ferramentas e o Google oferece algumas das mais importantes. Com diferentes atuações, as ferramentas do Google são capazes de aumentar as vendas online, mas você sabe quais são elas ou como utilizá-las?
Para ajudá-lo nesse processo, continue lendo nosso post — e veja quais são as ferramentas que podem definitivamente aumentar as vendas e como elas devem ser utilizadas!
Google AdWords
O Google AdWords é uma das ferramentas do Google que permite a realização de campanhas de links patrocinados. Essa ferramenta é muito utilizada para fazer com que o seu site ou página de interesse apareça no topo das pesquisas relacionadas ao negócio.
Funciona assim: você escolhe uma palavra-chave – ou um conjunto delas – que faça sentido para seu negócio e realiza lances. Quanto mais concorrida for uma palavra-chave maior vai ser o seu preço. Esse preço é cobrado por cada vez que o seu anúncio é clicado.
Para que a campanha dê certo é preciso segmentar corretamente, o que significa escolher a palavra-chave ideal e configurar quando o anúncio deve aparecer e por quanto tempo. Assim, você vai atingir quem está em busca da solução que você oferece e vai aumentar as vendas online.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta que permite uma análise completa e simples do tráfego de um site. Ao criar uma conta no Google Analytics e incluir o código em seu site, você vai conseguir saber, por exemplo, quantas visitas ocorreram dentro de um determinado período de tempo ou em uma página.
Além disso, é possível entender o comportamento de quem visita o seu site: quantas páginas as pessoas abrem, quanto tempo ficam, se a taxa de rejeição está alta e de onde elas vêm.
Se a página de um produto está sendo muito visitada e ele está fora de estoque, por exemplo, é um indicativo de que ele deve voltar urgentemente para as vendas. Isso permite oferecer o que os visitantes estão procurando, o que leva a um aumento nas vendas online.
Google Maps
Já o Google Maps é uma das ferramentas do Google que é responsável por unir localização e informação para gerar mais vendas. O jeito mais simples de conseguir isso é configurando um mapa que indique a localização do seu negócio, tornando o acesso dos clientes mais fácil. Se você tiver mais de uma filial, pode configurar para que o cliente saiba onde está a loja mais próxima. Para as vendas online, isso também é útil porque passa a segurança necessária para o cliente de que o negócio conta com unidades físicas.
Além disso, o Google Maps também pode ser integrado a outras informações, como do Analytics. Assim, é possível fazer levantamentos de dados demográficos e encontrar tendências e oportunidades de mercado. Se uma região demonstra mais interesse no seu negócio, pode ser o caso de aumentar o investimento local para gerar mais vendas.
Google Meu Negócio, umas das ferramentas do Google mais úteis para as PMEs
A ferramenta Google Meu Negócio é especialmente útil para pequenas empresas que desejam aumentar suas vendas. Basicamente, essa ferramenta exige um cadastro do estabelecimento com nome, dados de contato, site, endereço e horário de funcionamento.
Integrada ao Google Maps, essa ferramenta oferece um lugar de destaque para essas informações do negócio quando alguém faz uma pesquisa no Google. Além disso, há espaço para opiniões sobre a empresa.
Assim, se alguém já conhece a sua empresa e está interessada nela, pode acabar tomando a decisão de realizar a compra ao encontrar todas as informações ao realizar uma busca a ao ver a satisfação de outros clientes. Como resultado há mais confiança na empresa, favorecendo o aumento das vendas online.
As ferramentas do Google podem ser utilizadas para garantir mais vendas online tanto através da criação de anúncios quanto pelo uso de informações dos visitantes. Além disso, o uso do Google Maps e do Google Meu Negócio também aumentam a confiança dos clientes, o que pode aumentar as vendas online.
Você já usa alguma dessas ferramentas em sua estratégia de marketing digital? Conte para a gente nos comentários e compartilhe sua experiência!