5 dicas de vendas para empresas iniciantes

Compartilhar

Você finalmente tirou a sua ideia do papel, montou o negócio e começou a operar. O grande problema agora, entretanto, consiste em conseguir vender de modo a garantir que o empreendimento decole de uma vez.

Esse é um obstáculo mais do que comum para praticamente todo negócio, mas algumas dicas de vendas ajudam a contorná-lo. Para conseguir melhorar os números do seu empreendimento, veja a seguir essas 5 orientações e descubra como gerar mais clientes.

1. Conhecer muito bem o produto é uma das melhores dicas de vendas

Para conquistar as primeiras conversões, é fundamental entender, antes de tudo, alguns pontos do seu produto. Nesse momento, é necessário responder às seguintes perguntas:

  •    O que é o seu produto?
  •    Quais são os diferenciais dele?
  •    Como ele funciona?
  •    Como ele resolve problemas?
  •    Por que ele é útil para o cliente?

Entendê-lo nesse nível de profundidade garante a criação de uma proposta de valor, melhorando a percepção do cliente e favorecendo a conquista do tão esperado “sim”.

Sem isso, é possível que o consumidor não veja motivos para escolher o seu negócio em vez de outros que ele já conhece.

2. Compreender quem é o seu público também é indispensável

Outra entre as dicas de vendas consiste em compreender quem é o seu público. Para quem você vai tentar vender? Quais são as dores, dificuldades ou interesses dessa pessoa?

Responder a esses questionamentos ajuda a criar um perfil para o seu público-alvo. Isso é importante para segmentar e direcionar a atuação comercial, em vez de simplesmente tentar atirar para todo o lado.

Isso também permite que o time comercial saiba com quem falar antes mesmo da abordagem, permitindo com que ela seja mais efetiva.

3. Caprichar no atendimento é mais importante do que nunca

Se a primeira impressão é a que fica, ter um atendimento de altíssima qualidade é indispensável para que as primeiras oportunidades convertam.dicas de vendas

Para tanto, é fundamental capacitar a equipe comercial, formando vendedores especialistas em negociações e, principalmente, no produto a ser oferecido.

Também é necessário pensar vendas consultivas, que são feitas de modo a conduzir o cliente até a solução — em vez de tentar empurrar a venda de qualquer maneira.

Ter uma atuação personalizada, focada em solucionar necessidades e voltada para a máxima satisfação de quem compra é fundamental nesse momento.

4. Oferecer condições diferenciadas é uma arma de persuasão

Assim que a empresa cruza a linha de largada, ela precisa conquistar clientes o mais rapidamente possível. Estando nessa fase iniciante, dá para pensar em oferecer condições diferenciadas, pois elas ajudam a convencer as pessoas de que elas farão um bom negócio.

É o caso de criar preços e descontos promocionais ou investir um pouco mais de recursos em conquistar o cliente. Ainda que isso baixe inicialmente a margem de lucro, é uma forma de começar a construir a base de clientes.

Ao mesmo tempo, não dá para trabalhar quase de graça ou de maneira prejudicial para o negócio. Por isso, coloque tudo na ponta do lápis para saber, exatamente, quão diferenciadas essas condições podem ser.

5. Investir pesado em divulgação atrai mais pessoas

Embora tudo isso contribua para a conversão em si, é natural que uma empresa iniciante não tenha tantas oportunidades a serem trabalhadas.

Sabendo disso, uma das dicas de vendas consiste em investir pesado em divulgação, de modo a trazer um número ainda maior de pessoas.

Com o marketing digital, por exemplo, aumenta-se o alcance de marca e o número de leads gerados. Se forem trabalhados corretamente, esses indivíduos contribuem para o aumento das conversões de maneira consistente.

A partir da aplicação dessas dicas de vendas, a sua empresa iniciante tem tudo para angariar cada vez mais clientes. Agindo de maneira consistente, o resultado é o crescimento sustentável.

Deixe nos comentários quais são os principais desafios que você vem encarando e aproveite para participar da discussão!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias