Como alinhar marketing e vendas para dobrar resultados nas PMEs

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Houve tempo em que o setor de Marketing apenas planejava em escritório. Quem estava em contato com o consumidor era o setor de Vendas. Muita informação se perdia e muitos leads (contatos) qualificados não se convertiam em clientes. Mas as fronteiras estão caindo. Nos dias de hoje, já existe uma atitude ou mentalidade de Vendarketing, que funciona pelo alinhamento de ação entre os setores. Mas não só ações: objetivos, métricas e processos.

Como alinhar marketing e vendas para dobrar resultados? Descubra abaixo!

Boa comunicação

De fato, se houver uma boa comunicação é possível garantir uma maior eficiência na obtenção de resultados. Essa melhora conduz a um aumento da produtividade, algo impossível se essa fronteira estivesse ainda de pé.

E mais: quando adicionamos a internet nessa mistura através do marketing digital, as potencialidades se multiplicam. Para pequenas e médias empresas (PME) o Vendarketing digital pode até duplicar essa produtividade ao aumentar em 20% a receita anual. Mas alinhar uma boa metodologia de vendas com uma estratégia de marketing digital é uma tarefa difícil.

Mesma língua

É possível existir um verdadeiro abismo entre esses setores. Um pode não saber o que é o consumidor de fato e o outro pode não ter ideias de novas maneiras de converter leads. Parece até um problema de idiomas! Com as vendas online esse abismo fica menos profundo por conta do Marketing Digital, mas podemos incrementar mais esse “casamento”.

Existem algumas questões a serem respondidas que podem ajudar nessa empreitada: Que persona a empresa deseja atingir? O que é uma lead? Qual o objetivo final do processo de aquisição? Como é a jornada do cliente no marketing? Quais são as etapas do processo de vendas? Todas elas são importantes para alinhar marketing e vendas.

Manter o idioma ativo

Quando isto for definido em conjunto, a comunicação e interpretação automaticamente melhorarão, como se fosse a criação de um novo idioma. E com a vantagem da comunicação também vem a desvantagem: esquecemos um idioma quando não o praticamos.

Assim, a comunicação deve ser constante. Reuniões semanais e trocas de informação são essenciais para manter esse idioma ativo e ao mesmo tempo em constante evolução. Porque a evolução dessa integração é a evolução de sua empresa.

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Formalizar para organizar

Já vimos que a comunicação entre os departamentos é essencial. Mas toda comunicação pode ter ruídos e deixar mal entendidos, que causam conflitos e ainda prejudicam a produtividade. Por isso, é preciso estabelecer formalmente as competências de cada um dos departamentos. O SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço) é o responsável por estabelecer os termos dessa união.

Ele determina as ações e os entregáveis nos pontos de contato entre os departamentos, o que evita que um time culpe o outro por deslizes que possam acontecer. Todo mundo sabe o que se deve fazer, sem contar que se pode analisar mais fácil o que pode ser mensurável.

Feedbacks

Mas cuidado: o SLA deve estar sempre em processo de revisão e aperfeiçoamento, porque senão pode atrapalhar o que pode ser melhorado. Os feedbacks, assim, são importantíssimos.

Achou pouca utilidade? As métricas geradas por essa relação podem ajudar uma empresa em dificuldade a optar por manter seu departamento de marketing, que geralmente é visto apenas como gasto em momentos de dificuldade.

Integrar os softwares e automatizar campanhas

Para além da comunicação física e constante entre funcionários, uma outra ligação para alinhar marketing e vendas é necessária. Conectar os softwares de trabalho pode ser uma maneira de aumentar ainda mais o entrosamento entre marketing e vendas.

De uma maneira mais simples, um departamento pode criar logins e senhas para os membros do outro, por exemplo. Da maneira mais complexa, é possível conectar os programas para que se releia os inputs.

Essas informações compartilhadas fazem possível, por exemplo, pré-configurar muitas campanhas de nutrição de leads. Porque o vendarketing consegue identificar as diferenças entre esses leads, assim como os estágios de compra. Assim os vendedores podem se focar mais nos leads que tem mais chance de se converter e o marketing digital pode incrementar as suas estratégias com dados gerados na atividade da venda.

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