O guia definitivo para a fidelização do cliente

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

fidelização do cliente

Em tempos de recessão econômica, prospectar novos consumidores se tornou uma tarefa bastante complexa para as empresas. Além da recuperação lenta do mercado e do poder aquisitivo da população, há outros fatores que contribuem para isso. Um deles tem a ver com os custos que estão envolvidos nas ações de prospecção

De acordo com estudos sobre o tema, prospectar um novo cliente pode chegar a ser 10 vezes mais caro do que fidelizar um consumidor que já faz negócios com a sua companhia. Sendo assim, a fidelização do cliente é uma excelente escolha para as empresas que querem prosperar sem comprometer o orçamento.

Se você reconhece a importância da fidelização do cliente, mas não sabe por onde e como começar, nós te convidamos para acompanhar na sequência o guia definitivo para a fidelização do cliente!

Ofereça um atendimento excepcional

O primeiro passo do guia para fidelização do cliente é bastante simples, mas exige muita dedicação das empresas: o atendimento de qualidade. No dia a dia, diversos fatores podem interferir na eficácia do atendimento prestado ao cliente, como o clima organizacional, o humor do atendente, entre outros.

Mas, é importante enfatizar que para ocorrer a fidelização do cliente é necessário oferecer a ele uma experiência excepcional com a marca. O atendimento educado e assertivo deve estar presente em todas as interações, como efetivação de vendas, esclarecimento de dúvidas e também durante as reclamações. Isso mostrará ao consumidor que a empresa valoriza a sua opinião e que quer mantê-lo como cliente por muitos anos.

fidelização do cliente

Não esqueça do pós-venda na fidelização do cliente

Muitos empreendedores acreditam que a trajetória do cliente se encerra quando ele efetua uma compra na empresa. Entretanto, para quem busca a fidelização do cliente, o caminho é muito mais longo. Investir em ações de pós-venda é essencial para que a sua empresa consiga estreitar o relacionamento com o cliente, conhecer a opinião dele sobre os produtos e serviços e promover melhorias com base nessa experiência.

Vale telefonar, mandar e-mail marketing ou aplicar uma pesquisa de satisfação. Esse suporte no pós-venda é visto como um diferencial pelos consumidores, sendo um passo importantíssimo para a fidelização do cliente.

Conquiste propagadores da sua marca

Com um bom atendimento e um pós-venda de qualidade, as empresas conseguem se destacar no mercado e obter a tão almejada fidelização do cliente. Isso porque os preços dos produtos e serviços não são mais o ponto decisivo para o consumidor escolher por determinada empresa.

Mas, os ganhos com a fidelização do cliente não param por aí. Ao concluir essa etapa com êxito, as empresas ganham verdadeiros propagadores de sua marca. A satisfação do consumidor faz com que ele compartilhe com diversas pessoas a sua experiência positiva com a empresa, indicando os produtos ou serviços para outros clientes em potencial.

Você conferiu no artigo de hoje o guia definitivo para a fidelização do cliente, processo que traz ganhos positivos para as empresas e para os consumidores. Se você curtiu as dicas e quer continuar se informando sobre os assuntos ligados ao mundo empresarial, recomendamos que você leia em nosso blog o post que ensina a atrair clientes com uma boa estratégia de marketing digital.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×