5 dicas para motivar minha equipe de vendas

Compartilhar

Qualquer empreendedor sabe que nem sempre é fácil manter a equipe de vendas motivada. Você precisa estar constantemente em busca de novos incentivos, metas e benefícios. E esse pode ser um dos maiores desafios que você vai encontrar no dia a dia.

Felizmente, com as 5 dicas que você vai encontrar neste post, vai ser bem mais simples criar estratégias eficientes para manter a motivação dos seus colaboradores sempre em alta. Afinal, ficar na zona de conforto é um grande risco para qualquer empreendimento, certo? Portanto, se você quer manter seus números sempre subindo, é só continuar com a gente e entender como!

1. Invista em treinamentos para capacitar sua equipe de vendas

Quando você aposta em treinamentos adequados, além de conquistar uma equipe mais preparada e coesa, ainda demonstra aos seus colaboradores que você se importa com a sua evolução pessoal e profissional. Com isso, você faz com que seus colaboradores tenham vontade de retribuir a sua ação, se sintam valorizados e se empenhem mais nas suas atividades diárias.

2. Comunique-se com bastante clareza

Uma boa comunicação é essencial para manter sua equipe de vendas realmente motivada. Saber ouvir e oferecer bons feedbacks faz com que as pessoas se sintam mais seguras e animadas para melhorar sempre! Além disso, você ainda evita fofocas, afasta as inseguranças e gera um ambiente de trabalho muito mais sadio e maduro.

equipe de vendas

3. Estabeleça metas claras e possíveis

Trabalhar com metas é uma das melhores maneiras de elevar a motivação e vender mais. Entretanto, para que funcionem bem, elas devem ser claras, possíveis e com prazo determinado. Metas muito além das possibilidades da empresa ou confusas acabam criando o efeito contrário. O modelo SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal, em inglês) é um dos modelos mais usados nas grandes empresas.

4. Crie programas de reconhecimento com recompensa anual

Todo mundo gosta de ver que seu trabalho bem-feito foi recompensado. O reconhecimento e o prestígio, muitas vezes, podem ser tão importantes quanto o bônus financeiro. Portanto, para conservar sua equipe de vendas motivada durante o ano inteiro, crie programas que busquem oferecer essa valorização para os melhores funcionários. Organizar um grande evento de final de ano, com premiações oferecidas aos maiores talentos, sempre funciona. Com certeza, isso vai fazer com que todos queiram ser os melhores.

5. Motive sua equipe de vendas diariamente

Estabelecer metas grandiosas é muito bom, mas você precisa fragmentá-las em tarefas menores a fim de que os colaboradores possam realizar pequenas conquistas todos os dias. Uma boa ideia é deixar uma foto do funcionário do mês exposta e adicionar uma pequena gratificação ao seu salário. É bem provável que isso venha a motivá-los bastante.

Agora que você já sabe como incentivar sua equipe de vendas, está na hora de colocar as dicas em prática. Comece tendo um diálogo aberto com seus colaboradores e invista em treinamentos. Tenha em mente seus objetivos para seu empreendimento e estabeleça metas, tanto de curto quanto de médio e longo prazos. Não se esqueça ainda de criar programas de reconhecimentos e recompensas. Com isso, você terá uma equipe motivada o ano inteiro.

Gostou das dicas? Então, continue navegando aqui no blog e veja também como atrair clientes de maneira assertiva.

Comentário no facebook

Categorias