Todo negócio depende diretamente dos seus clientes para existir. Se não existem essas pessoas, é muito provável que a sua empresa não sobreviva por muito tempo. Por isso, atrair clientes está entre os objetivos mais comuns entre as empresas. Não apenas para aquelas que estão começando, mas também para quem almeja crescer e conquistar novos mercados.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para quem deseja ver o seu negócio decolar. Reunimos as 3 melhores dicas para atrair clientes para o seu negócio. Entenda agora como fazer isso e comece a aplicar essas estratégias no seu plano de marketing imediatamente.
1. Otimize o seu site para motores de busca
O seu site é como um ponto de venda físico. Apesar de não ter algumas burocracias, como o aluguel e contratação de funcionários, ele funciona da mesma forma que uma loja: apresenta a sua marca para os consumidores e os ajuda a entender a relevância dos seus produtos. Nesse sentido, atrair clientes para a sua página na internet é fundamental.
Por isso, quando a sua página ainda estiver em fase de programação, certifique-se de que ela é otimizada para motores de busca. Ou seja, que o SEO será contemplado na programação de todas as suas páginas. Depois do lançamento do site, é importante manter esse pensamento sempre ativo. Isto é, continuar aplicando todas as táticas, como a produção de conteúdo original, para que quando o usuário faça uma busca no Google, o seu site esteja entre os melhores resultados da primeira página.
2. Invista em links patrocinados
Se o SEO é uma estratégia de médio e longo prazo, os links patrocinados entram no seu guarda-chuva de marketing como a complementação ideal. Isso porque eles têm excelentes resultados a curto prazo.
Para veicular um anúncio no Google Adwords é preciso se cadastrar na plataforma e atrelá-la às suas contas virtuais. Em seguida, você deverá estipular qual é o orçamento máximo que pode ser consumido por dia nos seus anúncios. Depois disso, chega a etapa mais importante desse processo: criar um texto atrativo e que represente todos os valores que você deseja passar com o seu anúncio. Desde o posicionamento da sua marca até as promoções relâmpago.
Por fim, e uma das grandes vantagens dos links patrocinados, é a segmentação do seu público. Ou seja, o perfil exato das pessoas que você deseja atrair para a sua página. Você pode determinar qual é o sexo, idade, região que mora e até os interesses que essa pessoa tem. Dessa forma, você não apenas vai atrair clientes, mas fará isso com o público exato que quer ter.
3. Tenha um bom relacionamento com os seus clientes
Além de atrair clientes utilizando SEO e links patrocinados, também é possível fazer isso via redes sociais e-mail marketing, por exemplo. Essas são formas de estabelecer diálogos e criar relacionamentos mais diretos com essas pessoas. Por isso, independentemente da plataforma que você for usar, tenha certeza de que todos os clientes em potencial serão bem tratados e terão suas necessidades saciadas.
Lembre-se que conquistar um novo consumidor demanda tempo e dinheiro. Portanto, a cada nova pessoa fidelizada, você não apenas poupa o esforço de conquistá-la novamente, como a transforma em uma propagadora da sua mensagem. As chances são de que ela fale bem da sua marca para os amigos e passe a atrair mais consumidores gratuitamente.
Atrair clientes está na lista de prioridades de todas as empresas. Isso por ser feito por meio da otimização do seu site, do investimento em links patrocinados ou até mesmo pela manutenção de um relacionamento transparente com o seu público. Independentemente da plataforma que você escolher para fazer isso, tenha em mente que a sua empresa não pode existir sem os clientes e, portanto, eles merecem o melhor tapete vermelho que você puder oferecer a eles.
Você adota alguma dessas estratégias com a sua marca? Compartilhe as suas experiências nos comentários.