5 métricas de marketing digital que as PMEs precisam acompanhar

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Já falamos aqui em nosso blog sobre a importância do planejamento de marketing, demos dicas de como investir em marketing digital, além de diversos outros conteúdos. Mas, para uma estratégia de marketing digital ser bem sucedida, é preciso sempre fazer a medição dos resultados, pois assim será possível detectar os erros e os acertos cometidos ao longo do percurso. É por isso que é tão importante estudar as métricas de marketing digital. E, para ajudar a entender um pouco como funcionam, separamos aqui cinco delas que devem ser acompanhadas.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Essa métrica permite estabelecer quanto uma empresa gasta para adquirir um novo cliente. Ela é obtida definindo-se um período e calculando tudo o que foi gasto com propaganda, incluindo despesas com pessoal. Ao se obter o gasto total, esse número é dividido pela quantidade de novos clientes que chegaram naquele mesmo período. Isso permite definir se os gastos estão sendo eficazes ou demasiados. Por exemplo, se uma empresa percebe que gasta 1.000 reais por cliente mensalmente, mas cada cliente só gera uma receita de 800 reais, está havendo um prejuízo que indica necessidade de revisão na estratégia.

Taxa de conversão

Essa métrica irá indicar qual a eficiência de uma estratégia específica, com base em indicadores chave. O cálculo e a forma de análise dos números dependerão do objetivo de cada empresa. Por exemplo, para um ecommerce, será interessante medir a quantidade de visitas que de fato se convertem em vendas. Dessa forma, deve-se dividir o total de visitas pelo número efetivo de vendas realizadas.

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Lifetime Value

É uma métrica que irá embasar ações voltadas para marketing de relacionamento, ou seja, para manter um cliente que já se tem. O lifetime value, ou valor do tempo de vida, irá mostrar a estimativa do lucro futuro que um cliente pode gerar. O cálculo considera quanto o cliente gasta com a empresa, com que frequência ele faz esse gasto e por quanto tempo continuará gastando. Ter essa ideia do que esperar de um cliente permitirá que a empresa defina quanto pode investir para mantê-lo.

Return On Investment (ROI)

O ROI é o retorno sobre o seu investimento. É uma boa forma de medir a eficiência das ações de marketing. Ele é a relação entre a receita gerada e o valor investido na campanha. Seu cálculo é feito ao dividir o lucro líquido (ou seja, o lucro do investimento menos o custo do investimento) pelo custo do investimento, ou seja: Lucro Líquido / Custo do Investimento.

Churn Rate

Churn Rate ou taxa de cancelamento é uma métrica que avalia a retenção de clientes. Uma taxa alta indicará que muitos clientes estão deixando a empresa em determinado período. O cálculo é simples, bastando a divisão do número de clientes que cancelaram seus contratos no período analisado pelo número de clientes total. Por exemplo, em uma empresa que tem dez clientes e cinco cancelam em um mês, o churn rate é de 50% naquele mês, mostrando uma necessidade desenvolver novas estratégias para prospecção e retenção.

Agora que você já entende como algumas das principais métricas de marketing digital funcionam, é hora de começar a fazer a medição e melhorar as estratégias da sua empresa! Continua com dúvidas? Não se esqueça de nos contar nos comentários, queremos saber o que você tem a dizer sobre o assunto!

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