Quanto investir para ter resultados de marketing digital?

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Quem busca resultados de marketing digital efetivos provavelmente já se deparou com a questão de quanto investir nesse aspecto e se essa escolha deve ser feita. Já podemos adiantar que sim, é altamente indicado que você invista dinheiro no seu marketing digital caso queira ter resultados significativos, mas qual valor destinar para isso?

O marketing digital não é uma ciência exata e é uma área relativamente nova com mudanças constantes, por isso é interessante ter uma equipe qualificada testando novas estratégias e acompanhando os resultados de cada uma delas. Não existe uma resposta definitiva de quanto gastar, mas algumas dicas podem te ajudar a tirar conclusões sobre o tema.

Estratégias alinhadas

Não ter uma boa presença online pode atrapalhar muito o seu negócio. Aproximadamente 70% da decisão da compra é tomada antes mesmo de o cliente conversar com a empresa, ou seja, ignorar essa área é uma péssima ideia.

Para ter resultados você precisa de uma estratégia de marketing digital completa, que alinhe ações pagas e orgânicas. O que a sua empresa precisa entender é em quais canais está o seu consumidor, quem ele é, como ele chega até a sua empresa e como você vai estar presente nas mídias em que ele está.

Traçar os objetivos dentro de cada mídia, um objetivo geral e decidir quais ferramentas e estratégias serão utilizadas para conquistar cada resultado é essencial. Tudo que você precisa para obter resultados de marketing digital é de um planejamento, objetivos claros e uma mensuração dos fatores-chave.

Quanto investir e quais resultados esperar

Você não precisa começar investindo um valor muito alto no marketing digital. Um site, um blog, ou contas de gerenciamento de mídias sociais são investimentos com valores baixos e que trazem ótimo retorno.

Pense bem, se a cada real que você investir retornarem dois reais, é uma grande vantagem destinar esse dinheiro para o marketing digital. Uma boa estratégia é a que garante que o seu ROI (retorno sobre investimento) traga lucro para a empresa.

Algumas métricas que podem ser utilizadas para entender o ROI são:

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  • Visitante por reais investidos (isso pode ser mensurado com a ajuda do Google Analytics);
  • Leads x visitantes;
  • Visitantes x leads x conversões (orçamentos, solicitação de visitas ou compras).

Entender essas métricas é fundamental, pois as estratégias influenciam nos números de visitantes e leads, mas no final das contas precisamos saber efetivamente sobre as vendas.

Uma boa margem de investimento é entre 3% e 10% do que você faturou em um mês, mas isso depende do seu tipo de negócio. Destinar todo o dinheiro para apenas um canal não vale a pena – o melhor é saber onde investir e para isso você pode contar com a ajuda de uma agência.  

Equipe qualificada

Por se tratar de uma área nova, como falamos no começo do texto, uma estratégia de marketing digital que dê resultados precisa de uma equipe competente, comandando e colocando em prática novas ideias e planejamentos para melhorar o seu retorno de investimento.

Se você não tem tempo ou ideia de por onde começar esse investimento, contratar uma agência é uma boa solução. O que você deve esperar de uma boa agência de marketing é que ela te explique quanto está sendo o seu ROI, quanto está sendo convertido e não apenas mostrar métricas que não dizem muito, como seguidores e número de visualizações.

Uma equipe qualificada vai fazer toda a diferença em quanto e como você investe o seu dinheiro na área.

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