A crise econômica é um assunto recorrente entre sócios e fundadores de pequenas e médias empresas do Brasil e do mundo. Já falamos inclusive disso no post que explica como reduzimos custos através do Inbound Marketing. Com isso um tema similar foi ponto de discussão nos EUA, o Google produziu um relatório demonstrando o impacto econômico da web nas empresas americanas. Queremos compartilhar alguns dados do relatório e incentivá-lo a nesse momento em que muitos estão chorando a vender lenços.
Marketing Digital: Vendendo + com a crise!
Definitivamente o marketing digital está ajudando e muito os EUA a superarem a crise que começou em 2008, nesse estudo o Google mapeou que a internet movimentou 131 bilhões de dólares na atividade econômica de 2014 dos Estados Unidos e foi surpreendente o dado que aponta que 97% dos usuários de internet pesquisam na internet por serviços e produtos de comércios locais antes mesmo de visitá-los.
Os postos de trabalho e as receitas de exportações de pequenas e médias empresas foram 2x maiores e 9 de cada 10 empreendedores individuais dependem dos contatos vindos do marketing digital para fazer negócios. Você pode desconfiar desses números dizendo que eles refletem a realidade das terras ianques, porém eu te digo, isso representa uma tremenda vantagem estratégica para proprietários de pequenas e médias empresas brasileiras.
Tendências do Mercado Americano
Uma grande vantagem para as PMEs pois as tendências, em grande parte dos segmentos de negócio, acontecem primeiro lá e vingam depois de 2 ou 3 anos aqui no Brasil, veja diversos exemplos que tivemos como a onda das compras coletivas, os aplicativos de smartphones como o 99 Taxis, iFood entre outros, portanto, estar ligado no mercado norte-americano é uma grande arma para sair na frente da concorrência.
Uma rotina que temos na Goomark é participar de pelo menos um evento ao ano da nossa indústria nos EUA e acompanhar as notícias e tendências que acontecem por lá, isso nos dá uma janela estratégica incrível de entender o que vai acontecer no mercado de marketing digital brasileiro.
Vendendo lenços na crise
Portanto, nesse momento em que muitos estão focados na crise, onde existe muito choro, queremos que você enxergue oportunidade. Com menos anunciantes no Google AdWords, por exemplo, menor o custo por clique para trazer novos orçamentos, concorrentes tirando o pé dos projetos de longo prazo como o Inbound Marketing e SEO, ótimo, invista em conteúdo e em 12 meses de projeto você vai conquistar uma importante evolução no tráfego orgânico do site do seu negócio. Cortar custos é igual cortar as unhas, tem que fazer sempre, já o marketing digital deve ser encarado como investimento, ou seja, aquilo que estamos colocando verba para multiplicar os ganhos, esse é o nosso negócio.
Falando em ganhos, chegou a hora de vender lenços, quantos leads você precisa para bater uma meta de vendas agressiva? Faça o download da calculadora de leads que fizemos especialmente para você e descubra: