5 estratégias de marketing para o treinamento de equipe de vendas

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Com a crise financeira tomando conta do país, é necessário que as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, se adequem a essa realidade e encontrem formas de passar por esse período sem sofrer duras consequências. Para que isso ocorra, é preciso investir no treinamento de equipe de vendas, que pode utilizar estratégias de marketing digital para intensificar o lucro e garantir a fidelização dos clientes.

Neste artigo, vamos apresentar cinco estratégias de marketing que podem ser úteis nesse novo conceito. Afinal, é ultrapassada a ideia de que o time de marketing não pode trabalhar em parceria com a equipe de vendas. A união faz a força, assim como aumenta as vendas. Acompanhe!

1. Smarketing: uma boa estratégia

O Smarketing, que é a junção das palavras “sales” (em português, “vendas”) e “marketing”, pode ser uma interessante estratégia para alinhar as áreas de vendas e marketing, pois ambas têm a mesma fonte de lucro: o cliente. No entanto, qual é a forma de atuação do Smarketing?

Em primeiro lugar, é preciso investir no treinamento de equipe de vendas, que precisa trabalhar alinhada com o time de marketing. Em seguida, é necessário definir objetivos, discutir o sucesso dos processos de vendas em reuniões e definir, com base no diálogo constante, as ações a serem realizadas.

2. Redes sociais: da internet para a vida real

As redes sociais são uma das principais formas de consulta do público e é por meio delas que os consumidores definem se vão adquirir ou não o produto ou o serviço de uma empresa. Há quem acredite que as estratégias utilizadas nas redes sociais não podem influenciar nas que são definidas na vida real. Engana-se quem pensa assim!

Para o time de marketing, consultar o perfil dos clientes nas redes sociais é uma maneira de investir na criação de conteúdos relevantes. No caso dos vendedores, conhecer o perfil online dos consumidores permite criar uma conexão entre eles, que pode influenciar nas vendas.

Saber o que o público-alvo procura já é um ponto positivo para a área de vendas. As redes sociais, para essa descoberta, podem ser úteis também. Dessa forma, é possível traçar o perfil de compra dos potenciais consumidores e oferecer exatamente aquilo que eles procuram.

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3. E-mail marketing: uma grande vantagem

O e-mail marketing é uma estratégia de baixo custo e de grande alcance. Ele ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas, que são direcionadas ao consumidor. Para saber o alcance, são feitos relatórios e análises gráficas, possibilitando a criação de campanhas mais bem direcionadas.

Essa estratégia pode ser colocada em prática pelo time de vendas, com a criação de e-mails de apresentação, de nutrição, de negociação e de fechamento de compra. É possível nutrir o relacionamento com os clientes que já adquiriram produtos ou serviços da sua empresa e conquistar novos consumidores.

4. Funil de vendas: mais qualidade no perfil dos clientes

Você já deve ter ouvido falar no funil de vendas, certo? Dividido em topo, meio e fundo, é um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo cliente até o fechamento da compra. Aplicada pelo time de marketing, essa estratégia também pode ser utilizada pela equipe de vendas.

O time de marketing deve acompanhar a evolução dos clientes em potencial no funil de vendas, mapeando a interação deles com as mídias sociais, o blog, os e-books, as postagens e os e-mails marketing, e apresentar uma análise detalhada do perfil dos consumidores para a equipe de vendas, que passa a entender as necessidades dos clientes.

5. Time de marketing e equipe de vendas: trabalho alinhado

O treinamento de equipe de vendas é essencial, porém, é preciso que exista uma parceria entre os vendedores e o time de marketing. É necessário que a equipe de vendas esteja informada sobre o que o time de marketing está realizando, e vice-versa.

Investir em encontros periódicos entre as duas equipes é uma forma interessante de alinhar o trabalho que vem sendo realizado. Nessas reuniões, o marketing pode auxiliar nas estratégias dos vendedores, assim como a equipe de vendas pode apontar direções para o setor. Quando há harmonia nas equipes, o resultado é ainda mais satisfatório.

Como é feito o treinamento de equipe de vendas na sua empresa? Deixe um comentário!

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