Processo de compras: 3 erros mais comuns que as empresas cometem

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Para serem efetivas em suas ações de vendas, as empresas precisam traçar uma série de estratégias para acompanhar de perto o processo de compras dos consumidores. Sem isso, fica bastante complicado para as corporações saberem em qual momento é necessário intervir, oferecendo soluções, vantagens ou até mesmo um atendimento mais focado na conversão em vendas.

Mesmo sendo de extrema importância para o sucesso do negócio, muitas empresas cometem erros durante o processo de compras que acabam interferindo diretamente nos resultados. Para que a sua companhia fique longe desses erros, fizemos uma lista com as 3 coisas que podem prejudicar o desempenho do seu negócio. Confira!

1. Ações de vendas com falhas de planejamento

Um dos erros mais comuns nas empresas em relação ao processo de compras tem a ver com a falta de planejamento dos canais destinados para prospectar novos clientes. Muitas vezes, por conta da variedade de meios, a equipe de vendas pode perder o controle da jornada do cliente no funil de vendas, principalmente quando esse lead chega em qualquer ponta do funil.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, contatar o cliente em diversos canais, sem nenhum critério, não é uma estratégia eficiente. É preciso ter controle do processo de compras, ficando de olho em toda a jornada do consumidor. A equipe de marketing ajuda as companhias nesse trabalho, criando ações de outbound e inbound marketing.

processo de compras

2. Falta de gatilhos no decorrer do funil de vendas

Outro ponto que pode atrapalhar o processo de compras das empresas é a falta de definição dos gatilhos em cada processo do funil de vendas. Contatar os clientes de maneira geral não é a forma mais assertiva, pois é preciso saber quem é o consumidor e levantar as melhores estratégias para contatá-lo. Além disso, é necessário definir as abordagens que esse lead terá em cada etapa do processo de compras.

Sendo assim, não planejar os gatilhos para as mudanças de estágio no funil de vendas pode acabar afastando os consumidores do seu negócio, pois eles não receberão o suporte e as informações que esperam durante a sua jornada.

3. Marketing e vendas sem integração no processo de compras

Como vimos, o processo de compras do consumidor é repleto de detalhes que, juntos, garantem ou não o sucesso da operação. Por isso, é fundamental que as áreas envolvidas, como marketing e vendas, estejam em consonância. Mas, a falta de parceria entre os setores acaba sendo um dos erros que mais atingem as empresas.

Dificuldades para entender quando o lead é da área de vendas e quando ele é do marketing pode comprometer todas as ações projetadas pela companhia. Uma das formas de minimizar as chances dessa divergência é contratando uma agência especializada em marketing. Os profissionais experientes irão desenvolver planos e estratégias que irão unir vendas e marketing em prol do sucesso do processo de compras.

Apresentamos no artigo de hoje os 3 erros mais comuns que as empresas cometem ao gerenciar o processo de compras. Se você gostou da dica e quer continuar por dentro do assunto, veja também em nosso blog o post que mostra 4 maneiras de identificar o processo de compras do seu cliente.

 

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