O marketing digital é uma ferramenta poderosa de alcance e reconhecimento de marca. Indo além, é uma possibilidade interessante e que tem sido muito utilizada por negócios que buscam aumentar as vendas.
Mesmo quem não tem uma loja virtual pode melhorar as conversões diante das estratégias certas. Para que isso seja possível, é fundamental criar um plano de ação bem estruturado e que considere as etapas para transformar visitantes e usuários em compradores.
Para que não restem dúvidas, veja algumas dicas imperdíveis e venda mais através do marketing digital!
Conheça muito bem o seu público para definir as estratégias
Um dos primeiros passos para conseguir aumentar as vendas por meio desse recurso é saber quem é o seu público, o que os indivíduos esperam e como entregar o que eles buscam. Sem o entendimento sobre o mercado, é impossível realizar ações que sejam consistentes e direcionadas.
Portanto, faça um estudo completo das pessoas que você deseja atingir e considere os efeitos que devem ser alcançados. Desse modo, será possível partir para a ação e definir quais estratégias utilizar.
É graças a esse entendimento que saberá se usar as redes sociais é mais importante que o marketing de conteúdo, por exemplo, e qual deve ser a abordagem adotada em cada caso.
Estruture as Inbound Sales e venda mais através do marketing digital
As Inbound Sales são as vendas geradas com a estratégia de inbound marketing. Como o marketing de atração é uma das melhores possibilidades da atuação digital, estruturar o processo ajudará a consolidar resultados otimizados.
Para que isso seja viável é preciso, por exemplo, definir um funil de vendas. A partir da jornada de compra do consumidor, estabeleça as etapas que são encaradas até que a venda aconteça.
Também é necessário dispor das ferramentas adequadas, como um CRM, para fazer o acompanhamento. Estabeleça como acontecerá a entrega de leads entre marketing e vendas e, assim, consiga um desempenho melhor.
Defina métricas e KPIs para realizar o acompanhamento
Quando o tema é “venda mais através do marketing digital”, não dá para ignorar o poder da mensuração. Sem visualizar como os efeitos acontecem, é inviável saber quais são as ações efetivas ou o que precisa ser melhorado.
Portanto, determine algumas métricas e KPIs. A taxa de conversão é a mais importante, mas há várias outras possibilidades. É interessante destrinchar a origem das vendas, por exemplo, para conhecer os canais com efeitos diferenciados.
Também vale pensar na geração de leads qualificados, tempo médio para vendas, ticket médio, retorno sobre investimento e assim por diante. Com isso, o plano de ação poderá ser continuamente otimizado.
Fortaleça a fidelização além de pensar na captação de clientes
Ao falar “venda mais através do marketing digital”, é comum que haja a ideia de alcançar novas pessoas para a base de consumidores. Contudo, não é a única alternativa — e, nem mesmo, a mais barata.
Em vez disso, é possível e recomendado investir na fidelização. Ao buscar quem já conhece e comprou na empresa, dá para aumentar o valor das vendas, diminuir os esforços e ainda otimizar a imagem do negócio.
Portanto, não se esqueça de desenvolver ações digitais voltadas para cativar atuais clientes, de modo a garantir satisfação e fidelização.
Ao seguir esses pontos para o seu plano de ação, a sua estratégia digital trará resultados melhores. Não deixe de considerar as particularidades do seu empreendimento e venda mais através do marketing digital!
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