O que não pode faltar na minha estratégia de marketing digital?

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O marketing digital é uma abordagem capaz de proporcionar ótimos resultados para os empreendimentos. Quando feito corretamente, as pequenas e médias empresas aumentam a competitividade e as chances de crescer.

Criar uma boa estratégia é essencial para consolidar os efeitos, então, tudo começa com um plano robusto de divulgação. Para não errar, há alguns elementos que são completamente indispensáveis.

Quer saber o que não pode faltar na sua estratégia de marketing digital para que ela dê certo? Então, confira o que não deixar de fora!

Os objetivos dão a orientação necessária para a abordagem

Nenhuma atuação de marketing funciona de verdade se não for orientada para metas claras. Sem saber onde se deseja chegar, nenhum destino será satisfatório. Portanto, sua estratégia deve conter todos os objetivos.

Descubra se a intenção é vender, construir autoridade, aumentar o alcance, fortalecer a marca, mudar a percepção ou outros interesses relacionados. Também é possível escolher mais de um ponto de chegada.

Para facilitar o acompanhamento, transforme as metas em valores quantificáveis. Se quiser vender mais, então estipule o aumento de vendas em 20% pelo meio digital, por exemplo.

A escolha de canais auxilia a conquista de resultados

Em seguida, sua estratégia de marketing digital deve escolher quais serão os canais e ações utilizados. Ter um site é praticamente obrigatório, já que ele funciona como o cartão de visitas do ambiente virtual.

Pense em quais são as estratégias adequadas. No inbound marketing, por exemplo, você pode selecionar o marketing de conteúdo. Também dá para recorrer às redes sociais, ao uso de e-mail ou de SEO. Dependendo dos objetivos, é interessante utilizar os links patrocinados e anúncios diversos.

O planejamento de ações melhora a eficiência

Agora que você sabe o que será feito no espaço digital é hora de definir como e quando tudo vai acontecer. Manter a consistência é indispensável para consolidar bons efeitos, então é o momento de elaborar um planejamento completo.

Defina quais serão as primeiras ações implementadas, qual será o orçamento disponível para cada etapa e qual é a frequência. Considere criar um calendário editorial na produção de conteúdo, pois isso maximizará os resultados.

Os proprietários de e-commerce sabem o quão importante é manter um bom fluxo de vendas para que o negócio possa crescer, consolidar-se no mercado e alcançar cada vez mais consumidores. No entanto, atrair leads qualificados para a sua loja virtual não é uma missão tão simples. Na verdade, é preciso conhecer a melhor forma de gerar mais vendas para o seu e-commerce. Neste artigo, iremos mostrar como as campanhas no Google AdWords podem ajudar a sua loja virtual a ampliar as conversões e a manter um bom tráfego de visitantes. Mesmo que você nunca tenha usado o Google AdWords, as dicas que vamos apresentar também são muito úteis para quem está começando a utilizar essa estratégia de divulgação. Não perca! 1. Faça um planejamento da campanha Antes de iniciar qualquer projeto de divulgação, é importante separar um tempo para planejar cada ação da campanha. Com o Google AdWords não é diferente. Mesmo que o foco seja gerar mais vendas, o empreendedor precisa definir alguns pontos, como: O objetivo é ampliar as vendas de produtos específicos? A campanha será focada em todos os itens da loja? As promoções serão o ponto principal da divulgação? Depois de definida essa parte, o empreendedor pode passar para a etapa de quanto investir e por quanto tempo a campanha no Google AdWords permanecerá ativa. 2. Saiba quem é o seu público-alvo Para que uma campanha no Google AdWords consiga gerar boas vendas para o seu e-commerce, é fundamental conhecer bem quem é o seu público-alvo, assim, a segmentação dos anúncios será muito mais assertiva. Para aumentar as vendas com Google AdWords é preciso definir a localidade do seu público, idade, sexo, interesses e hábitos, aplicando todas essas características em sua campanha. 3. Encontre as palavras-chave ideais para a campanha no Google AdWords Para quem nunca realizou uma campanha no Google AdWords o termo palavra-chave pode parecer um pouco estranho. Mas, é importante saber que esse recurso é um dos mais importantes e que ajudará o seu e-commerce a obter mais vendas com a campanha. O Google AdWords trabalha com um certo número de palavras-chave que são inseridas nas campanhas e nos anúncios. É por meio dessas keywords que se dá a conexão entre o público-alvo e a sua loja virtual. Por isso, a lista de palavras-chave deve conter termos que estejam associados ao seu produto ou serviço e que são amplamente utilizados pelos consumidores quando eles estão procurando por algo semelhante na internet. Por exemplo, se o seu e-commerce vende itens de cama, mesa e banho, na lista de palavras-chave, é interessante conter termos como: toalha de banho, lençol de casal, jogo de cama, entre outros. Para identificar quais são os termos mais buscados, o empreendedor pode realizar pesquisas no planejador de palavras-chave do Google AdWords. 4. Contrate o suporte de uma agência especializada Nos itens acima, apresentamos dicas para gerar mais vendas no seu e-commerce, porém, o Google AdWords é uma ferramenta complexa que precisa de conhecimentos específicos para gerenciá-la e obter bons resultados. Para que as campanhas possam gerar mais vendas no seu e-commerce por meio do Google AdWords, uma dica importante é contratar uma agência especializada em marketing digital. Os profissionais altamente qualificados irão projetar campanhas assertivas e bem estruturadas, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre Google AdWords, veja também em nosso blog o post que mostra como o Google AdWords pode ajudar a sua empresa a crescer.

As métricas são indispensáveis no marketing digital

A sua estratégia será pouco efetiva se ela não puder ser melhorada, de acordo com as necessidades do mercado ou dos clientes. Ao mesmo tempo, é impossível obter a otimização sem mensurar corretamente os efeitos.

Portanto, a abordagem exige a definição de métricas. Elas dependem dos objetivos e podem incluir:

  • número de leads gerados;
  • taxa de conversão em vendas;
  • tráfego gerado;
  • taxa de engajamento;
  • taxa de rejeição;
  • tempo de permanência no site;
  • retorno sobre investimento (ROI) e assim por diante.

Ao avaliar essas métricas, é possível comparar a evolução da estratégia, verificar o alcance das metas e fazer ajustes para obter uma performance diferenciada.

A atuação de uma equipe qualificada garante bons resultados

O marketing digital é uma alternativa versátil, acessível e cheia de potencial. Contudo, não significa que a estratégia pode ser executada de qualquer maneira. É preciso ter o conhecimento certo para conquistar a máxima performance.

Se quiser aumentar as suas chances de verdade, é indispensável ter uma equipe preparada para gerar um bom desempenho. Ao contratar uma agência especializada, por exemplo, você terá as pessoas e os recursos certos, o que maximizará o potencial da abordagem.

Ao não se esquecer desses elementos, sua estratégia de marketing digital terá toda a chance de dar certo. Não abra mão de nenhum desses pontos e colha os resultados esperados!

Ficou com algum questionamento sobre o tema? Conte nos comentários e participe!

 

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