Como fidelizar clientes impacta no faturamento da minha empresa?

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Imagine se a maioria daquelas pessoas que compram seus produtos e/ou serviços pela primeira vez retornasse à sua empresa para realizar novas compras. Imagine ainda que isso ocorresse com grande frequência e que elas divulgassem as suas soluções para outras pessoas. Não seria incrível? Parece o retrato de um mundo ideal para você?

Mas pode ser bem real, basta saber como fidelizar clientes. O mercado é concorrido, e isso não é novidade para nenhuma empresa. Por isso, para que a fidelização dos clientes aconteça, não basta preocupar-se apenas em vender. É necessário entender a importância dessas ações e estar por dentro do verdadeiro impacto (positivo) que elas causam no faturamento da empresa.

Acompanhe mais sobre o tema fazendo a leitura deste post!

Qual a importância da fidelização?

A fidelização é o que se deve buscar para obter uma relação comercial estreita, mais intensa e duradoura entre empresa e clientes. Focar nos clientes é a base para os negócios na atualidade, e isso quer dizer que “não se vende mais como antigamente”.

Os níveis de retenção e satisfação dos clientes têm hoje em dia mais importância que a venda de produtos ou serviços em si. Quando um cliente se torna fiel, ele não precisa ser convencido pela marca a realizar uma nova compra.

Para ter êxito em ações que levam em conta como fidelizar clientes, é necessário entregar valor desde o primeiro contato com quem chega até sua empresa.

Como fidelizar clientes impacta no seu faturamento?

É preciso considerar que o custo-benefício de se investir em ações de fidelização é bem melhor. O investimento para trazer novos clientes será mais pesado para a empresa, e ainda vai demorar a trazer resultados, muito mais do que investir em iniciativas com quem já conhece sua marca. O tempo, os recursos e as ações envolvidas na conquista de novos clientes podem simplesmente não compensar a rotatividade deles dentro do seu negócio.

como fidelizar clientes

Enquanto um cliente fiel, que retorna frequentemente, ajuda a empresa a organizar melhor seus planejamentos até mesmo de estoque, vale dizer que a receita também se torna mais previsível. A satisfação de um cliente fiel à marca agregará mais novos clientes por meio de um depoimento de experiência de compra real, um marketing espontâneo que nenhuma espécie de publicidade consegue alcançar.

Isso porque um feedback positivo de outros clientes é bem mais crível e poderá influenciar mais pessoas do que um comercial que evidencie a marca, por exemplo. Uma forma de sua empresa se tornar referência e permanecer em destaque no mercado.

Com a divulgação espontânea e a melhora na frequência de compras, o resultado é um impacto positivo óbvio no faturamento da empresa. A lucratividade aumenta sem que muitas ações de captação sejam realizadas para expandir a base dos clientes. Ou seja, tudo de que você precisa é um bom plano de fidelização!

O que é preciso fazer?

Saber como fidelizar clientes não tem nenhum mistério. Tampouco é exclusividade das grandes organizações. É preciso estar atento à elaboração de estratégias de relacionamento, visto que são elas que tornarão o seu negócio diferenciado a ponto de trazer bons resultados.

O primeiro passo é conhecer muito bem o seu cliente: suas necessidades, preferências, hábitos de compra e os demais dados que podem ajudar o seu negócio a fornecer as melhores soluções para as suas demandas. Esses pontos aumentam a percepção e o valor em relação ao seu negócio.

Para que qualquer relação exista, é necessário investir em comunicação. Segmente, demonstre suas vantagens, trabalhe com exclusividade e coloque-se sempre disponível, em primeiro lugar, para ajudar os clientes a solucionarem os problemas deles. Ouvir o que eles têm a dizer faz com que o seu público se sinta mais importante e valorizado.

Dedique-se também à etapa de pós-venda. Verifique os níveis de satisfação de quem fez uma compra, procure saber se o seu problema foi solucionado e recolha feedbacks a respeito do seu atendimento. Essas ações ajudam sua empresa a mensurar os resultados e, assim, fica mais fácil saber como fidelizar clientes minimizando os erros.

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