Todos que lidam com campanhas de marketing digital reúnem relatórios mostrando quantos visitantes você atingiu com essas ações. Porque a atração dos leads é uma das suas principais metas, correto? Porém, não basta atrair uma multidão de gente. Suas estratégias devem ter a eficácia de transformar esse público em clientes de verdade.
Por esse motivo, é fundamental aumentar suas taxas de conversão daqueles leads. A partir daí é que a sua empresa crescerá e obterá sucesso. Portanto, é necessário entender o que fazer para otimizar a conversão. Como, afinal, calcular? Confira a seguir algumas dicas essenciais para que você consiga efetivamente aumentar esses números!
Seja criativo ao gerar conteúdo para o seu público
Atualmente, praticamente toda empresa de seu ramo também está gerando conteúdo. A tendência é você ter de superar cada vez mais seus concorrentes. Então, somente usar palavras-chave para ranquear seu conteúdo não é o bastante para subir as taxas de conversão. Afinal, a concorrência também está fazendo algo bem parecido.
É necessário que suas campanhas de marketing digital gerem conteúdos que se sobressaiam perante o do concorrente. Eles devem ser mais atrativos e relevantes! Portanto, não economize criatividade nos temas, imagens, infográficos, títulos ou subtítulos. Assim você ganha o olhar do público e mantém relacionamentos com ele.
Invista na otimização SEO e palavras-chave certas
Você bem sabe o valor que tem o conteúdo de qualidade. Porém, é ineficaz fornecer ótimo conteúdo àqueles que não se interessam pelo assunto. Portanto, aposte na elaboração de palavras-chave fortes e adequadas. Atrelado a elas estará o conteúdo com temas de total relevância para seus leads.
Nas campanhas de marketing digital é fundamental, igualmente, ranquear muito bem esse conteúdo nos sites de busca. Pois só encontrando-o é que seu público poderá lê-lo. Assim sua empresa otimiza o tráfego em seu blog e site, levando a eles as pessoas certas. E não só atraindo-as, mas também engajando-as, conquistando-as a maior prazo.
Confie também nas landing pages e nos formulários
As suas ferramentas de Inbound Marketing precisam também ser eficazes. Caso contrário, os conteúdos bem posicionados e elaborados não serão úteis. Então, invista sem medo na landing page, no formulário e no pop-up. Para obter aumento na taxa de conversão do público você precisa dispor de ótimo design e outros elementos criativos.
Mas como atingir esse objetivo? Estude a criação do texto que interessa e engaja. Eles devem ser capazes de conduzir o público a determinadas ações. E para isso você pode usar, por exemplo, o copywriting. E tudo que se refere ao design e direção de arte, às cores, diagramação e ao apelo visual.
Use vídeos nas campanhas de marketing digital
Atualmente os vídeos representam a linguagem mais versátil e eficiente dentro do marketing digital. E não é por acaso, afinal, essas ferramentas coincidem com o gosto do usuário em geral. O vídeo é o conteúdo mais buscado hoje em dia. Uma grande parte do tempo que se tem passado online é vendo vídeos de todos os tipos.
Anunciar em forma de vídeo, dentro de suas campanhas de marketing digital, é uma excelente tática. Eles podem ser veiculados, por exemplo, no Instagram ou no Facebook. Então, para otimizar as taxas de conversão das campanhas, invista em vídeos. Mescle o recurso com outras publicações e anuncie por meio deles!
Com essas práticas básicas, certamente você detectará quais ações são mais eficazes. E, assim, investirá naquelas que trazem a você melhores taxas de conversão nas suas campanhas de marketing digital. Crie engajamento usando conteúdo de ótima qualidade, relevância e que sejam inovadores. E invista nos canais e formatos mais adequados.
Que tal, gostou de saber mais sobre as ferramentas do marketing digital? Então, confira também agora como atrair clientes para seu negócio de forma rápida!