Os canais de venda são ferramentas que fazem toda a diferença nos resultados (e no lucro) de uma empresa. É por meio deles que o cliente se relaciona com o seu negócio. Por isso, um canal de venda bem trabalhado tem o poder de influenciar diretamente no sucesso de uma venda.
O que você precisa saber sobre eles? O que são exatamente? Como os canais funcionam? Quais são os mais eficientes? Continue a leitura e fique por dentro dessas respostas.
O que são canais de venda?
Os canais de venda traduzem os meios utilizados pelas empresas para fechar negócios com seus produtos e/ou serviços. Ou seja, os canais são os lugares, que podem ser físicos ou digitais, onde os produtos são vendidos e entregues.
Podemos considerar: o formato de varejo, seja alimentício ou de mercadorias (supermercados, as lojas de conveniência, lojas de departamento, comércio especializado, o varejo de serviços), e o varejo sem ter uma loja física, como o e-commerce ou as transações digitais, os catálogos, os vendedores de porta em porta, as televendas, entre outros.
Como eles funcionam?
É preciso fazer com que os produtos estejam disponíveis nos locais em que o consumidor final espera encontrá-los. É necessário mapear a segmentação de mercado. Por isso, deve-se pensar quais canais de venda atendem melhor aos compradores de cada categoria.
Quanto antes a empresa iniciar essas estratégias, melhor. O primeiro passo deve vir logo após a criação do produto. Em seguida se faz necessário observar a concorrência, ou seja, todos aqueles que vieram antes de você para atuar no mesmo mercado.
Como medir o desempenho de um canal de vendas?
Estimar o desempenho das ações e estratégias é um passo fundamental para a saúde de um negócio. Por isso, é muito importante a escolha correta de seus índices de desempenho. Como nem todas as estratégias e ações apresentam a mesma finalidade, vale definir quais serão as métricas mais importantes para aferir a sua performance.
Por exemplo, pode-se medir os números de tudo o que é vendido e tudo que entra, analisar o posicionamento do produto, contar as visitas (e a qualidade delas) ao seu ponto de venda, entre outros aspectos. Tudo isso pode ser feito por meio de indicadores-chave de performance.
Quais são os canais de venda mais eficientes?
Para garantir o sucesso da sua marca, é de suma importância conhecer quais os canais de venda mais eficientes para o seu negócio. Mais de um pode ser aproveitado pela empresa, já que eles não são excludentes — na verdade, podem se complementar muito bem.
Pontos de venda
Os campos mais tradicionais de venda são os pontos de venda físicos, como as lojas. A principal vantagem é mesmo a tradição, o fato de receber os clientes e entregar a oportunidade para que essas pessoas confiram pessoalmente o que poderão levar para casa.
Marketplace
Chamamos de marketplace o portal com diferentes lojas virtuais, ou seja, um espaço de vitrine em que diferentes marcas podem disponibilizar seus produtos. Em uma única compra, o cliente pode fazer a aquisição de produtos de várias marcas.
E-commerce
As lojas online que vendem produtos de uma única empresa têm sido um dos canais de venda com maior potencial de crescimento nos últimos anos. Suas vantagens compreendem a comodidade do consumidor, a personalização da loja e as diferentes formas de pagamento.
E agora, entendeu melhor o que são os canais de venda e qual é a importância deles para o seu negócio? Ao investir nos canais adequados para você, com certeza terá melhores resultados.
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