Entender como aparecer no Google, especialmente na primeira página, requer atenção e trabalho contínuo. A aplicação de cada etapa exigida pelo processo demanda paciência e determinação, pois conseguir o posicionamento é fácil; difícil mesmo é mantê-lo.
A concorrência aumenta a cada dia, portanto, é preciso analisar bem os fatores de ranqueamento para conseguir desenvolvê-los bem dentro de seu site. E, para ajudar nessa tarefa, apresentamos agora as dicas essenciais para conseguir se destacar nas buscas.
Produza conteúdo de qualidade
Para o Google, uma das questões mais relevantes é a qualidade do conteúdo. Por ter o foco voltado para a experiência do usuário, ele quer que o resultado da busca seja encontrado de forma rápida, objetiva e completa.
Além disso, é sempre importante ter atenção para as palavras-chave usadas no desenvolvimento dos textos. Pesquise para definir as melhores e procure inseri-las de modo natural ao longo do conteúdo. Assim, fica mais fácil divulgar seu site no Google.
Tenha uma URL otimizada
Se seu conteúdo será mais direcionado, a URL que leva o usuário até ele precisa levá-lo direto ao ponto também. Isso vale para todas as páginas de seu site, incluindo as que não possuem algum texto ou artigo específico, sendo apenas página inicial ou de contato.
E como aparecer no Google é possível com essa iniciativa? Quando a URL é curta e resume bem seu conteúdo, as chances de que você consiga estar logo na primeira página da busca aumentam de forma significativa.
Utilize uma descrição
Toda vez que um usuário faz uma busca no Google, ele tem acesso a uma prévia do conteúdo para decidir se quer mesmo acessar aquele link. Esse pequeno texto é chamado “meta description” e é usado para mostrar que o seu site tem o assunto mais interessante.
Ainda que pareça um simples detalhe, a descrição é como uma vitrine para o conteúdo, pois é a primeira informação que o Google absorve. Para complementá-la, não se esqueça de determinar as principais palavras-chave.
Saiba como aparecer no Google através de uma persona
O engajamento surge apenas quando você conhece muito bem o seu público-alvo. Portanto, saber como aparecer no Google está diretamente ligado ao que ele traça, para que você adapte estratégias e crie uma persona que fale exatamente a linguagem certa.
Essa observação deve ser constante, pois diante de tantas novidades e informações, a opinião do público está sujeita a muitas mudanças. Com esse cuidado, você conseguirá elaborar conteúdos de muita procura e efetivar sua presença na rede.
Movimente as redes sociais
Os tempos mudaram e hoje a relevância das redes sociais em sites de busca cresceu consideravelmente. Sendo assim, postagens que gerem engajamento no Facebook, Twitter e outros sites são responsáveis por uma posição melhor no Google.
É importante ressaltar que o conteúdo das redes sociais deve estar relacionado com seu negócio e não fugir da essência do que é mostrado em seu site. Assim, o usuário consegue navegar melhor e produzir mais tráfego para ambos.
Agora que você sabe como aparecer no Google com as táticas corretas, pode começar a colocá-las em prática junto a outros serviços de marketing digital para construir uma boa imagem online. Em caso de dúvidas, lembre-se de que esse mesmo buscador pode oferecer mais respostas e aperfeiçoar seu conhecimento sobre o que foi elucidado aqui.
Para realizar um trabalho ainda mais assertivo, procure uma agência especializada para ter auxílio no processo. E, se você gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais e inspire outras pessoas a se tornarem mais relevantes na internet.