Vender mais é o objetivo que está no topo das prioridades de toda empresa. São esses resultados que garantem a sobrevivência da marca no mercado. Mas para tanto, não basta colocar seus produtos na prateleira e esperar que as pessoas comecem a comprá-los. Nada acontecerá enquanto você tiver esperando, é preciso colocar a mão na massa e se planejar para isso.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este texto. Veja agora como um plano de ação de vendas pode ajudar a sua empresa.
Comece traçando os seus objetivo reais
Aumentar as vendas, lucrar mais e muitos outros pontos importantes para a sua empresa são objetivos sim. Mas eles não são específicos o suficiente para começar a traçar um plano de ação de vendas. O ideal é que eles sejam acompanhados de números. Por exemplo, aumentar as vendas em 10% no próximo ano. Essa é apenas uma orientação. O número real vai depender do seu negócio, produto e também do mercado e comportamento do consumidor.
Estabeleça um plano de ação de vendas 360°
Com o objetivo claro, o próximo passo é estabelecer um plano de ação de vendas pensando na sua empresa como um organismo completo. Por exemplo, se você tem vários produtos no portfólio, identifique quais são aqueles que têm potencial para crescer e quais demandam mais esforços de marketing. Ou seja, entenda como cada braço da sua marca irá trabalhar para que o todo funcione melhor.
Crie táticas específicas para cada setor da empresa
Assim que o plano de ação de vendas macro estiver pronto, chega o momento de se debruçar sobre cada um daqueles braços que mencionamos no tópico anterior. Ou seja, olhar com cuidado e esmiuçar cada caminho possível para cada um dos produtos ou serviços que você deseja explorar.
Nesse ponto é importante levar em consideração a relação entre o resultado esperado e o esforço necessário para atingi-lo. Isto é, equilibrar o tempo e os investimentos necessários para que você não se concentre exclusivamente em algo que fará uma diferença pequena na conquista do seu objetivo.
Conheça novas abordagens do marketing
Para que um plano de ação de vendas tenha sucesso no final do período vigente, é fundamental que ele tenha em seus alicerces uma estratégia de marketing. Ou seja, que os seus investimentos em divulgação sejam relevantes. Para tanto, vale conhecer novas abordagens, entender o que o mercado está fazendo e adaptar táticas para a sua realidade. Você não precisará necessariamente investir mais dinheiro (embora isso seja recomendável), mas pode encontrar melhores soluções em ferramentas novas.
Monitore e corrija a rota a tempo
De nada adianta chegar no final do período e perceber que o seu objetivo foi perdido lá atrás. É importante manter uma rotina de monitoramento das suas metas e como elas estão sendo cumpridas. Vale destrinchá-las em metas mensais, por exemplo. Esse tipo de comportamento permite que você identifique erros e corrija-os a tempo. Isto é, consertar a rota antes que o leite derrame e a sua empresa tenha que lidar com problemas maiores.
Um plano de ação de vendas é fundamental para que a sua empresa conquiste as metas de um período e garanta o seu sucesso no mercado. Nele estão estabelecidos objetivos principais e secundários, e todos os passos que serão necessários para atingi-los. É importante que eles sejam monitorados constantemente e que as rotas sejam corrigidas sempre que necessário. Acima de tudo, é fundamental ter planos de contenção e se manter flexível para adaptações ao longo do percurso.
Você costuma estabelecer um plano de ação de vendas para a sua empresa? Conte nos comentários como essa ação te ajuda ou faz falta no seu negócio.