As técnicas de otimização dos sites para mecanismos de busca ou SEO são ideais para conseguir um melhor ranqueamento. Com uma estratégia funcional e robusta, é possível colocar a sua empresa entre as primeiras posições das buscas.
Contudo, não basta apenas ter exposição e alcance. Sozinhos, esses elementos não geram efeitos comerciais, como o aumento nos lucros. Por causa disso, é fundamental entender o que fazer para vender mais com a ajuda dessa abordagem.
Para saber como proceder, entenda como usar o SEO para conquistar novas oportunidades e melhore o desempenho!
Encontre palavras-chave relacionadas à sua solução
Um dos primeiros passos para rodar essa estratégia é a seleção de palavras-chave. É necessário encontrar os termos adequados para que a sua empresa ganhe visibilidade do jeito certo.
Escolher os termos genéricos ou short tail keywords diminuirá as suas chances de ranquear — afinal, outros domínios com maior autoridade provavelmente já ocupam os primeiros pontos. Portanto, o ideal é optar pelas long tail keywords ou palavras de cauda longa. Elas são específicas, mas podem oferecer melhores resultados.
Para não errar, garanta que cada página tenha palavras-chave diferentes e que sejam relacionadas aos seus serviços e às dores e aos interesses do público.
Atraia tráfego qualificado e gere leads
Para vender mais, o SEO também deve servir para atrair tráfego qualificado. Uma das formas de fazer isso é por meio da produção de conteúdo útil, relevante e original. Pense em responder às dúvidas da persona e educá-la de forma contínua.
Quando o visitante fornece as informações para baixar um conteúdo ou realizar um teste, a empresa terá gerado um lead. A partir da nutrição pelo funil de vendas, é possível conquistar a conversão.
Para obter os melhores efeitos é interessante pensar no tráfego qualificado, ou seja, quem está mais propenso à compra. Novamente, as palavras-chave de cauda longa são essenciais, já que são direcionadas para um segmento específico.
Use as técnicas de SEO nas páginas de produtos
As técnicas de otimização não servem apenas para os conteúdos. Elas também devem ser aplicadas nas páginas de produto de um e-commerce, pois isso aumentará as chances de gerar a compra.
É importante, por exemplo, ter imagens atraentes e otimizadas para os mecanismos de busca. Para tanto, basta utilizar o recurso de “alt tag” e incluir a palavra-chave para que o algoritmo entenda do que se trata a imagem.
Também é importante ter descrições atraentes, completas e com boa legibilidade. Faça com que o conteúdo seja escaneável para melhorar a abordagem de quem compra. Além de tudo, é um jeito de conseguir melhor desempenho no ranqueamento.
Melhore a experiência dos seus visitantes
Quando o SEO é utilizado para vender mais, também é interessante pensar na experiência do cliente. Ao garantir que as pessoas passem mais tempo no site há melhor ranqueamento nas outras buscas. Além de tudo, se alguém fica por um período estendido em seu endereço, as chances de convencimento são multiplicadas.
A melhoria de experiência é conquistada de várias formas, como pelo uso de um design intuitivo, simples e responsivo. Pense, ainda, em ter um site de carregamento fácil e com URL otimizada. Assim, as pessoas ficarão satisfeitas e isso se refletirá no aumento das vendas.
O SEO é uma estratégia poderosa para vender mais. Ao implementá-lo de acordo com essas dicas, seu negócio terá todas as possibilidades para decolar na internet e fora dela.
O que você acha dessa abordagem? Ainda tem dúvidas? Conte nos comentários e participe!