O Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que passam mais tempo nas redes sociais. Apesar de o crescimento do período dedicado ser global, os usuários brasileiros se destacam pelo envolvimento com esses serviços. Para aproveitar tudo isso a favor do seu negócio, o ideal é descobrir como vender pelas redes sociais.
Hoje, esses são ótimos canais para atrair e converter o público e podem gerar uma grande melhoria de desempenho. Ao mesmo tempo, é preciso implementar as técnicas certas para conquistar o “sim” dos clientes.
Na sequência, veja como vender pelas redes sociais e confira como começar uma estratégia adequada!
Saiba onde está o seu público
O primeiro passo para uma abordagem de sucesso é saber, exatamente, onde o seu público prefere estar. Criar um perfil em todas as redes não é tão efetivo e, na verdade, vai gerar a perda de oportunidades. Em vez disso, faça uma análise do seu público.
Se a sua empresa for 2B, redes sociais profissionais, como o LinkedIn, são mais apropriadas. Já um público adulto costuma preferir o Facebook, enquanto uma marca jovem pode se dar bem no Instagram e em redes novas.
Avalie o seu segmento de negócio e veja se uma rede social visual, como o Pinterest, faz mais sentido para gerar novas conversões.
Crie um perfil completo e com todas as informações
Para saber como vender pelas redes sociais, também é indispensável começar com o pé direito ao chegar nesses serviços. O cadastro deve ser na modalidade empresarial, o que significa criar uma página em vez de um perfil, por exemplo.
Além disso, é importante adicionar dados relevantes, como nome, endereço e telefone da empresa. Se for necessário, inclua uma breve descrição do negócio e o endereço do site.
Não se esqueça de incluir a identidade visual completa. No Facebook, por exemplo, é preciso ter uma capa e uma foto de perfil — fique de olho!
Use todos os recursos que sabe sobre como vender pelas redes sociais
A conquista de conversão pode ser feita de muitas maneiras pelas redes sociais e é essencial utilizar todas as ferramentas disponíveis. Há, por exemplo, publicações de fotos, vídeos ou textos, além do uso de reações diversas.
Também há os chamados stories, em que as postagens são temporárias e geram grande engajamento. Para completar, é possível recorrer às publicações impulsionadas, como são conhecidos os anúncios.
Na hora da venda, algumas redes já oferecem a chance de realizar a compra pelo próprio serviço. Se for o caso, será necessário cadastrar seus produtos e usar a funcionalidade corretamente.
Vá além das vendas simples e promoção de produtos
Para saber como vender pelas redes sociais, é essencial entender que a venda não é tudo. Seu perfil não deve se transformar em uma espécie de panfleto digital, apenas com ofertas e chamadas para que as pessoas comprem.
Se realmente quiser engajar o público, é preciso investir em conteúdo consistente e de interesse. Aproveite para tirar dúvidas, responder comentários e melhorar o contato com as pessoas.
Além disso, as redes podem funcionar como meio de divulgação das postagens do blog ou de outras iniciativas. Com uma agência de marketing digital a seu favor, a estratégia será bem-sucedida.
Saber como vender pelas redes sociais envolve planejamento e a tomada de decisões estratégicas. Com o uso adequado das ferramentas, vai ser mais fácil alcançar um desempenho de destaque.
E já que elas são o tema, aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes e converse com seus contatos!