Contar com um consultor comercial tem sido uma solução recorrente para pequenas e médias empresas. Afinal, a esse profissional competem muitas das funções mais importantes no processo de vendas, como identificar as necessidades dos clientes, planejar estratégias e projetos pertinentes à área de vendas, otimizar o processo como um todo e propor soluções aos gestores.
Portanto, diante de tantas responsabilidades inseridas no cargo, contratar um profissional sem antes ter certeza de que ele é capaz de apresentar os resultados, pode ser um grande equívoco. Em outras palavras, é preciso avaliar muito bem os candidatos para assegurar que existirá um bom retorno.
Quais os fatores que devem ser levados em conta para a contratação de um ótimo consultor comercial? Aprenda com o nosso artigo do dia!
Por que um consultor comercial é tão importante?
O consultor comercial, quando integrado à empresa, passa a ser o braço direito do gestor de vendas. No caso, seja essa figura de gestor representada por um gerente de vendas, um diretor, um vice presidente de finanças ou equivalentes, caberá ao consultor realizar atividades que, embora essenciais, tenham ficado em segundo plano na rotina do gestor — muitas vezes devido ao acúmulo de encargos.
Resumindo, o consultor comercial se encarregará de valorizar o tempo do gestor para que o mesmo foque nos assuntos primordiais. Sobretudo, garantirá que os resultados apareçam de acordo com as expectativas — superando-as, de preferência.
Que capacitações um consultor precisa ter?
Acima de tudo, um consultor precisa ter a capacidade de analisar o que acontece em volta do setor, identificar problemas e propor soluções. Outras características a serem valorizadas envolvem o relacionamento com os clientes.
Um consultor precisa lidar com clientes que, em geral, possuem grande conhecimento, tanto do segmento quanto do produto ou solução em si. Exige-se do consultor comercial uma ampla consciência sobre negócios em caráter corporativo e sobre o que está vendendo, trazendo poder de negociação para a empresa.
Considere aspectos como: experiência e paixão pelo que faz
Devido ao nível de complexidade do cargo, o volume de informações, inteligência comercial e um retrospecto significativo, a experiência é um dos fatores que mais devem pesar no processo de seleção. Um consultor completo precisa ter conhecimentos sólidos em vendas corporativas, algo que só pode ser adquirido com o tempo, tendo, por exemplo, assumido cargos menores pertinentes à área antes de crescer.
Apostar em um profissional inexperiente, com base nas vendas obtidas em seu cargo atual/anterior, pode significar dar um tiro no escuro — ou seja, o resultado da experiência é uma incógnita. No entanto, além da própria experiência de sucesso no ramo, um consultor comercial tem que ser apaixonado pelo que faz. O profissional precisa entender do que faz, sentir-se motivado para assumir o cargo, ter grandes ambições para conquistar os melhores resultados e, sobretudo, gostar muito do que faz.
Como atrair esse profissional para a empresa?
Reconhecendo a importância que um consultor comercial pode ter para sua empresa, é natural que salários e benefícios sejam compatíveis com o mercado. Além disso, deixar o mais esclarecido possível (na descrição do cargo) que funções serão designadas ao contratado, assim como todos os requisitos básicos necessários para assumir.
No mais, todo e qualquer profissional dá muito valor ao que se pode esperar do futuro na empresa. Portanto, essa pode ser uma boa estratégia para que sua empresa não perca o melhor profissional para o mercado.
Neste artigo, você pode entender a importância de se contar com um ótimo consultor comercial para sua empresa. Assim como as funções desempenhadas por este profissional e as qualidades a serem levadas em conta na contratação.
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