PMEs: 4 sinais de que você está gastando mais do que vendendo

Compartilhar

As PMEs encaram vários desafios no mercado. Além de criar uma clientela, é preciso vencer competidores que, muitas vezes, são maiores e mais bem posicionados. Qualquer deslize, nesse momento, pode comprometer a robustez.

Uma das grandes ameaças tem a ver com as finanças. Se o empreendimento estiver gastando mais do que vendendo, fechar as portas é uma questão de tempo. Por isso, é indispensável identificar a situação rapidamente, trabalhando para diminuir os seus efeitos.

Para ser capaz de entendê-la com facilidade, veja 4 sinais de que esse quadro está ocorrendo em seu negócio.

1. O balanço em vermelho é um dos maiores sinais de alerta

Para dar certo, a empresa precisa elaborar a análise de balanços e demonstrativos financeiros. O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), por exemplo, é muito importante porque aponta todos os custos e ganhos do negócio.

Contudo, é preciso ficar alerta se os balanços aparecem sempre no vermelho. Sucessivos resultados negativos, denotando prejuízos, demonstram que a empresa está gastando mais do que vendendo.

Isso pode se dar pela falta de faturamento, pelos custos elevados ou, como é comum, por uma combinação das duas situações.

2. A falta de investimentos aponta que a PME está gastando mais do que vendendo

Quando a empresa não tem um comportamento financeiro saudável e equilibrado, ela mal consegue pagar as contas. Só o fato de honrar os compromissos já toma a maior parte do — ou mesmo todo o — dinheiro. Com isso, não sobra nada para aplicar em melhorias necessárias.

Faça uma análise e pense quando foi o último investimento verdadeiro e robusto que a empresa fez. Se o episódio estiver muito distante, então é uma representação da falta de recursos para essa ação.

gastando mais do que vendendo

Para que isso mude, o empreendimento precisará ter uma entrada maior do que a saída, de modo a gerar um bom desempenho.

3. A constante procura por crédito demonstra que o lucro não está adequado

Na maioria dos casos, o desequilíbrio financeiro também leva às dívidas. O negócio passa a ter dificuldade para pagar fornecedores ou funcionários e realizar certas operações se torna muito complexo.

Para tentar contornar o problema, é comum recorrer a opções de crédito. Financiamentos empresariais, descontos de duplicatas, antecipação de recebíveis e até empréstimos pessoais entram na jogada.

Quando isso acontece, é um claro sinal de que a gestão está gastando mais do que vendendo, apontando para um comprometimento cada vez maior do patrimônio.

4. Os preços nada competitivos podem ser reflexos de problemas financeiros

O assunto é tão importante que, às vezes, ele pode chegar a afetar o cliente, especificamente sobre o preço.

O motivo é simples: o aumento das despesas faz com que haja uma elevação dos custos do empreendimento. Ou seja, o custo de produção de cada item ou de fornecimento do serviço vai às alturas, sendo repassado para o consumidor.

Ao mesmo tempo, competidores que não encaram esse problema têm custos menores e, com isso, preços atrativos. Quando o seu produto sai perdendo no mercado, portanto, é prudente revisar as finanças porque há indícios de problemas.

Na presença de qualquer um desses sinais — ou de vários deles —, é provável que a PME esteja gastando mais do que vendendo. Fique atento, identifique as causas e livre-se do problema para obter maior segurança e melhores resultados!

Seu negócio tem dado algum desses indícios? Compartilhe, nos comentários, as suas experiências e desafios!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias