Existem inúmeras estratégias de vendas que prometem alavancar os negócios das empresas. Realmente, muitas delas são excelentes e trazem resultados notáveis para os empresários. O que acontece, no entanto, é que elas costumam vir com algumas falhas que, se não forem identificadas e corrigidas, acabam gerando prejuízos e stress para as empresas.
É preciso ter muito cuidado antes de abraçar desesperadamente algumas estratégias de vendas — levantar sempre os prós e contras de cada um deles e averiguar se realmente se encaixa no estilo de empresa que você tem.
Por isso, preparamos uma lista dos problemas mais comuns — e algumas sugestões também — para reverter a situação. Vamos lá!
Oferecer descontos com facilidade
O primeiro erro é oferecer descontos com muita facilidade. As estratégias de vendas focadas exclusivamente em descontos acabam diminuindo o seu produto aos olhos do comprador.
Tenha em mente que um desconto é uma forma de convencer um possível cliente que está em dúvida e não um diferencial nas vendas. Oriente sua equipe para não oferecer descontos sem muito critério.
Não procurar novos clientes
Alguns times de vendedores são acostumados a trabalhar na busca por clientes apenas em épocas de “vacas magras“. Não importa se você já tem muitos clientes: estratégias de venda devem ser uma constante.
Por mais que alguns clientes venham até você naturalmente, o bom vendedor precisa criar oportunidades de negócios o tempo todo.
Não capacitar corretamente o time de vendas
Não capacitar o seu time de vendas é um tiro no pé. É preciso que o time tenha um treinamento especial e, principalmente, que eles interajam e troquem experiências uns com os outros.
Por exemplo, promova um encontro semanal ou quinzenal entre todos os colaboradores do seu time de vendas para que eles troquem experiências, falem sobre os maiores problemas que enfrentam e as objeções mais comuns ao longo da semana.
Com essas informações em mãos, você pode traçar um plano de ação para garantir que o seu time de vendas aprenda não apenas com a sua própria prática, mas também com a prática dos colegas.
Não criar um bom relacionamento com os seus clientes
Um erro crasso das estratégias de vendas é não criar um bom relacionamento com os clientes. Não adianta gastar todo o seu tempo em busca de novos clientes e não pensar em maneiras de fidelizar os que você já tem.
Lembre-se que em qualquer empresa, os custos de se manter um cliente são muito menores do que os de se conseguir um. Desde o início, faça com que haja engajamento com a sua marca, criando confiança e sedimentando as relações!
Tentar vender algo que o cliente não precisa
Um outro erro clássico é tentar vender para os clientes o que eles não precisam. Se o cliente quer comprar um cacho de bananas, não podemos tentar vender uma caixa de morangos só porque o ticket é maior e é mais interessante para a empresa.
Um bom vendedor sabe respeitar a necessidade do cliente e vender para ele exatamente aquilo que o ajudará a suprir alguma necessidade. Nada de tentar vender mais pensando na sua comissão — o foco deve ser a experiência do cliente.
A saúde de uma equipe de vendas é o que diferencia as grandes empresas, por isso, não descanse nunca! Esteja sempre em busca de novas oportunidades de negócios.
Conhece algum erro nas estratégias de vendas que você não viu por aqui e quer compartilhar com a gente? Deixe um comentário.