Quando o empreendedor começa a buscar informações sobre marketing digital, ele se depara com uma série de termos, muitos deles são totalmente novos para o empresário, como geração de lead, SEO ou links patrocinados.
Para quem está iniciando nesta área é interessante saber do que se trata os principais termos do marketing digital e quais os objetivos que eles têm nas estratégias aplicadas nas campanhas de divulgação.
Se você não sabe muito bem o que é geração de leads qualificados, recomendamos que você continue lendo este artigo, pois projetamos na sequência um guia sobre geração de leads para iniciantes.
Saiba o que é um lead
Para começarmos, vamos explicar o que é um lead dentro das ações de marketing e vendas. É considerado um possível lead a pessoa que tem potencial para se interessar pelos produtos ou serviços da sua empresa.
O diferencial da geração de leads qualificados é que a empresa consegue atrair essas pessoas de uma forma diferenciada. Em vez de ligar inúmeras vezes para o cliente ou enviar centenas de e-mails, a geração de leads qualificados acontece por meio do interesse que é despertado nas pessoas através de campanhas de atração.
Por exemplo, uma pessoa está pesquisando sobre um serviço que precisa realizar em casa e encontra uma postagem da sua empresa detalhando cada etapa do serviço. Na sequência, esse usuário é convidado a baixar gratuitamente um infográfico com as principais vantagens em aplicar esse serviço na residência, tendo apenas que preencher os dados como nome, telefone e e-mail. Esse usuário que não tinha relação alguma com a sua empresa passou a se tornar um lead qualificado, sendo que ele mesmo iniciou a interação com a sua marca.
Veja por que os leads qualificados são importantes para o seu negócio
Vimos que a geração de leads ajuda a atrair potenciais clientes para as empresas, sendo uma estratégia valiosa para acompanhar as transformações no modo como as pessoas compram nos dias de hoje.
Com a geração de leads, as empresas deixam de lado aquela ideia de atingir a massa e passam a personalizar as abordagens de olho nos clientes em potencial. Mas, para atrair e estabelecer um relacionamento duradouro, a geração de leads precisa ser bem projetada e oferecer o que os consumidores esperam encontrar.
Quando esse trabalho é realizado de forma assertiva, as companhias só tendem a ganhar, pois as chances de converter os leads em clientes são muito maiores do que com a abordagem comercial tradicional.
Mas, como consigo impulsionar a geração de leads para a minha empresa?
Na “Era da Informação”, o desafio para gerar leads qualificados e fazer a empresa prosperar é equilibrar qualidade, relevância e periodicidade de informações repassadas para os clientes em potencial. Isso porque, devido a disseminação da internet, existe uma abundância de informações na rede que, quando mal planejadas, podem sobrecarregar as pessoas, fazendo com que elas percam o interesse por determinados produtos ou serviços.
Sendo assim, para ter uma boa geração de leads para o seu negócio, a dica é investir nas melhores estratégias de marketing digital, como produção de conteúdo de qualidade para blog e materiais ricos, aplicação das técnicas de SEO em todos os canais, landing pages atraentes, entre outros.
Uma agência especializada em marketing digital pode ajudar na geração de leads qualificados, pois os profissionais possuem o conhecimento necessário para explorar os canais online que são fundamentais para a geração de leads com excelente potencial.
No artigo de hoje, apresentamos um breve guia para quem está iniciando o aprendizado sobre geração de leads. Para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, veja também em nosso blog o post que aborda 5 materiais ricos que você pode usar na geração de leads.