O ano de 2015 mal começou e você provavelmente já deve ter ouvido do CEO da sua empresa que esse será um ano difícil para os negócios e por isso alguns ajustes serão feitos, e infelizmente isso inclui a sua verba de mkt. Não se assuste, se isso servir de consolo, departamentos de compras, financeiro entre outras áreas também tiveram seu orçamento reduzido para o ano de 2015. E você como responsável pelo marketing da sua empresa, precisa saber a origem do problema ou pelo menos boa parte dela.
Inadimplência
Você divulgou, sua empresa vendeu, seus clientes compraram, mas nem todos pagaram, segundo dados da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor brasileiro aumento 6,3 por cento em 2014 comparado a 2013. Juros altos e falta de crédito ajudaram esse número a subir.
PIB
O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores. Se o PIB aponta expansão, isso tem influência positiva na vida das pessoas, quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos. As projeções mais otimistas mostram que o pais crescerá por volta de 0,2% em 2014.
Redução nas equipes x produtividade
Equipes infladas e com altos custos estão na mira dos corte de custos nas empresas. A bandeira que você e mercado deverá carregar daqui pra frente é a da produtividade, equipes enxutas e processos automatizados, tudo para maximizar os ganhos da empresa
Mas nem tudo é desespero…
Existem novos modelos de trabalho, novas estratégias para alcançar seu público alvo, e o melhor de todos os pontos, essas novas estratégias apresentam uma redução de custos significativa em relação a compra de mídia. O que irá possibilitar que você tenha uma verba a mais disponível para tratar das obrigações de sua empresa, uma vez que gastos com marketing e compra de publicidade representam boa parte dos gastos de uma empresa.
Sugerimos a leitura do e-book: Inbound marketing: como ele poderá lhe ajudar a reduzir os custos com o marketing para quem busca uma alternativa no atual cenário de corte de custos no marketing