Com a ascensão da internet nos últimos anos, os empreendedores de todos os segmentos perceberam o quão importante é para as empresas manterem uma boa presença nos meios digitais. O desenvolvimento do site da companhia costuma ser o ponto de partida para a marca entrar nesse universo.
Porém, mesmo reconhecendo a importância de estar presente na internet, muitos empresários se frustram ao verem que a sua audiência não é nada positiva. Nesse momento, algumas dúvidas surgem, como: por que meu site não tem visitas? O que tem de errado com ele? É possível melhorar o tráfego da página? Terei que desenvolver outro site?
Para responder a essas e outras perguntas, listamos abaixo algumas dicas do que fazer se meu site não tem visitas. Confira!
Tenha paciência com o seu novo site
A primeira dica não está diretamente relacionada às estratégias que o empreendedor deve aplicar para aumentar o número de visitas em seu site, mas trata-se de uma recomendação importante, principalmente quando o site é novo: a paciência.
O tempo que o site está no ar acaba influenciando no seu posicionamento nos buscadores da internet. Isso porque os resultados de SEO (Search Engine Optimization) demoram um pouco mais para aparecer em sites desenvolvidos recentemente. Para acelerar esse processo, podem ser aplicadas técnicas de link building, que abordaremos mais à frente.
Utilize as técnicas de SEO
Se meu site não tem visitas um dos principais motivos para isso acontecer é o uso incorreto ou inexistente das práticas de SEO. A aplicação dessas técnicas no desenvolvimento do site e nos conteúdos publicados nas páginas é essencial para ter um bom posicionamento nos buscadores e um número significativo de visitas.
As práticas de SEO devem fazer parte da rotina de quem gerencia o site, estando presente desde o planejamento dos conteúdos a serem publicados. O uso de palavras-chaves é fundamental para que a técnica obtenha o resultado esperado, como veremos a abaixo.
Meu site não tem visitas: mude essa realidade e invista em palavras-chave
As palavras-chaves são de extrema importância para a aplicação das técnicas de SEO. A escolha inadequada dos termos influencia diretamente no tráfego ruim de uma página na internet. Se meu site não tem visitas e o objetivo é mudar essa realidade, a principal dica é selecionar bem as keywords durante o planejamento de SEO.
É interessante analisar se as palavras-chaves usadas em seu site são realmente as mais relevantes dentro do seu segmento. Para isso, utilizar o planejador de keywords do Google é muito importante. Depois de selecionar os termos mais relevantes, basta aplicá-los corretamente na estrutura do site e nos conteúdos.
Caso o empreendedor não tenha tempo nem habilidades específicas para realizar esse importante trabalho, a dica é contratar uma agência de marketing especializada em pequenas e médias empresas.
Aplique o link building
Como falamos no início, um site novo demora mais tempo para ser apresentado nos principais buscadores da internet. Para acelerar esse processo, a dica é iniciar o quanto antes o trabalho com link building.
Por meio dessa estratégia, o site ganha popularidade, autoridade e, consequentemente, um bom posicionamento nos motores de busca. Para isso, é preciso conseguir links de qualidade para o seu site junto a blogs e outros renomados portais.
Explore as redes sociais
Por fim, mais uma dica importante para elevar o número de visitas em seu site é mencioná-lo com frequência em suas redes sociais. No Facebook, por exemplo, é possível fazer um post sobre um assunto de interesse do seu público-alvo e convidar os usuários para lerem o material completo no site, inserindo o link da página na publicação.
Assim, você consegue atrair mais tráfego para o seu site através da integração com as mídias sociais, o que também ajuda a elevar a reputação da página nos buscadores.
No artigo de hoje, mostramos que se meu site não tem visitas é porque o marketing digital não está sendo trabalhado corretamente. Se esse é o seu caso, veja também em nosso blog o post que aponta 4 motivos para não ter medo de contratar uma agência de marketing digital.