Toda empresa que tem um site na internet gostaria de vê-lo na primeira página do Google, principalmente se é uma empresa apenas online, como um e-commerce que depende quase 100% de usuários que estejam na internet buscando por um determinado produto ou serviço. Para isso, é importante o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) – uma estratégia de otimizar sites para o Google.
Por ser um trabalho que contém várias etapas, elaboramos nesse artigo um passo a passo para otimizar sites de pequenas e médias empresas. É um trabalho que exige calma e paciência, até porque o posicionamento no Google depende da relevância e qualidade que o seu site vai adquirindo e sabemos que confiança não é algo que se conquista do dia para a noite.
Como otimizar sites de PMEs? Aprenda com o nosso artigo de hoje!
1º passo: Tenha um briefing de SEO
Faça um documento com informações da empresa. Deve conter, basicamente, o que ela oferece, o público-alvo e os principais KPI’s (indicadores de sucesso).
Coloque no briefing, informações de estado do seu site e crie contas no Google Analytics e Webmaster Tools. São ferramentas básicas para que você consiga analisar seu site.
2º passo: Pesquisa de Palavras-Chave
As palavras-chave são importantes porque são os termos como os usuários realizam as buscas no Google. Pense, se eu fosse um cliente, como eu escreveria na busca para chegar a um resultado que me levasse ao site da minha empresa?
Utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google e clique em obter ideias, que podem ser a partir de palavras iniciais ou da própria URL do seu site.
3º passo: URL’s amigáveis
Você já entrou em um site e viu na barra de endereços um monte de letras, números e sinais que não entendia nada do que era? Com certeza essa não é uma URL amigável, não é mesmo?!
É importante que o endereço para as páginas do seu site sejam o seu domínio e o nome da página, www.meudominio.com.br/paginadoproduto. Isso é uma URL amigável e o Google considera muito isso.
4º passo: Title e Meta Descriptions
Toda página do seu site deve conter um título e uma descrição. São essas informações que apareceram na busca orgânica dos usuários. Mas atenção, há algumas regrinhas.
Não crie títulos e descrições muito curtas ou muito longas, o aconselhável é até 60 caracteres para títulos e cerca de 150 para descrições. Não faça duplicações e não deixe nenhuma página com essas marcações em branco.
5º passo: H1 e outras headings
Não pense que o robô de buscas do Google vai ler todo o conteúdo da sua página. Ele lê o que estiver marcado por meio de tags, chamadas headings.
Toda página deve conter obrigatoriamente apenas uma H1. Depois você pode colocar em intertítulos e categorias as tags H2, H3, H4, H5 e H6. Nestas, não importa a quantidade, mas não pule nenhuma. Também não é necessário ir até a H6. Marque como e o quanto achar necessário, sem exageros.
6º passo: Conteúdo de qualidade
O Google está cada vez mais interessado em fornecer uma precisa e positiva experiência aos usuários, por isso, criou atualizações que punem sites com práticas ilegais que forçam um trabalho de SEO para otimizar sites e estão dando mais relevância à qualidade das páginas.
Produza um bom conteúdo nas páginas do seu site, com títulos com palavras-chave e boas descrições. Faça links internos para aumentar a navegação no site e crie um blog com postagens periódicas sobre o que você oferece.
Após deixar o seu site otimizado, é hora de sentar e acompanhar o desenvolvimento. É lento, mas um site que vai conquistando posicionamento no Google com estas práticas dificilmente será punido pelo Google e perderá posições. Utilize o Google Analytics e o Webmaster Tools para acompanhar o desenvolvimento do seu site.
Quer saber mais sobre SEO e como otimizar sites? Leia o nosso artigo “O que fazer para sua PME atingir a primeira página do Google” e se tiver dúvidas deixe nos comentários!