A primeira página do Google é o objetivo de qualquer empreendedor que deseje aumentar seus resultados com o marketing digital. O crescimento pode ser bastante significativo e rápido quando utilizadas as técnicas corretas e com estratégias bem elaboradas. O SEO consiste em otimizar um site para as palavras-chave que sejam mais relevantes para o negócio, facilitando que ele seja encontrado na internet a partir de buscas relacionadas ao tema.
Em quanto tempo é possível chegar à primeira página do Google? Descubra com o nosso artigo do dia!
Quais são seus objetivos?
Ao almejar a primeira página do Google com uma estratégia de SEO o empresário deve ter em mente quais são seus objetivos, como, por exemplo:
- Aumento do tráfego para o site;
- Melhor posicionamento em mecanismos de busca;
- Aumento das vendas.
Como a primeira página do Google influência minha PME?
Um bom posicionamento no Google permite um aumento considerável da exposição do site. O primeiro resultado orgânico do Google abocanha entre 20% e 30% do tráfego das pesquisas, enquanto a segunda página de resultados fica com menos de 5% do tráfego. Quando um site está bem posicionado e oferece um conteúdo relevante para os usuários, fator considerado para rankeamento das páginas, ele tem mais chances de se tornar uma referência e melhorar os resultados.
Como chegar na primeira página do Google?
Algumas pessoas pensam que a estratégia de SEO só trará resultados a longo prazo, entretanto é possível alcançar resultados rápidos e sólidos quando as técnicas são empregadas de forma assertiva desde o início do projeto. Existem diversos fatores que vão influenciar o tempo de chegada do site na primeira página, mas o acompanhamento adequado de uma agência de marketing digital especializada no segmento é a alternativa mais eficaz para quem deseja aumentar os resultados online.
Como alcançar resultados mais rápidos e consistentes?
Sitemap
No início do projeto, provavelmente seu site ainda não aparecerá nos mecanismos de buscas, mas é possível agilizar esse processo adicionando o sitemap.xlm no Google Search Console (veja aqui). Essa técnica permite que o Google indexe mais rapidamente as páginas do site.
SEO
Não adianta o site ser indexado pelo Google e ser punido em seguida por más práticas de SEO, portanto, atenção ao projeto! A otimização consiste em melhorar o site tanto para as ferramentas de buscas, quanto para os usuários. Utilize: títulos, intertítulos, meta description, links internos, palavras-chave relevantes, conteúdo informativo, imagens otimizadas (nome e tamanho) etc.
Conteúdo
É comum que algumas pessoas criem um site, adicionem o sitemap, trabalhem o SEO e… parem por ai. Mas esse é o ponto fundamental de uma boa estratégia para aparecer na primeira página do Google, o site precisa ser constantemente atualizado com novas publicações. Esse enriquecimento constante do domínio permitirá que ele se destaque nos mecanismos de busca.
Quanto tempo esse trabalho vai demorar?
E em quanto tempo o site irá aparecer na primeira página do Google? os resultados podem aparecer já nos primeiros meses, se utilizados os recursos citados anteriormente. Veja outros fatores que devem ser considerados para não criar falsas expectativas sobre o SEO:
Palavras-chave
As palavras-chave trabalhadas irão influenciar o tempo necessário para começar a obter bons resultados (e leads de qualidade). Utilize palavras-chave long tail (frases de três ou mais palavras – Ex: comprar tênis esportivo feminino); short tail (duas palavras – Ex: tênis esportivo); e head tail (uma palavra – Ex: tênis). A head tail é a que demora mais tempo para posicionar, mas com um trabalho constante com as long tail e short tail, mais rápido a head tail irá posicionar.
Sazonalidade
Considere as variações de período do seu negócio. Em muitos casos o volume de buscas de terminado termo se altera de acordo com a época do ano e é preciso considerar esse fator ao considerar os resultados (mês a mês) da sua PME.
Consistência
A determinação na estratégia também vai interferir nos resultados, não desista do seu projeto se ele não der um imenso retorno no primeiro mês, o SEO permite alcançar resultados rápidos, mas ele será mais eficaz para seu negócio se for aprimorado e expandido com o tempo, permitindo mais visitas, leads e vendas.
Ficou interessado em iniciar uma estratégia sólida de SEO para o seu site aparecer na primeira página do Google? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência com a gente!