O setor de serviços responde por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Ao mesmo tempo em que isso demonstra uma grande importância econômica, também significa a necessidade de agir para se destacar.
Para obter esse efeito, é interessante pensar em possibilidades de divulgação de serviço. Ao atingir um público maior, há uma grande geração de oportunidades e até uma diferenciação da concorrência.
Mas, afinal, qual é o melhor caminho para fazer a divulgação de serviço? Veja a resposta a seguir e saiba tudo!
Quais são as possibilidades para a etapa?
Depois de tomar consciência da importância de expandir o conhecimento sobre a sua empresa e o que ela oferece, é o momento de pensar em como fazer isso. Atualmente, há várias escolhas, como o marketing digital e o offline.
Na versão desconectada, as opções são as tradicionalmente já conhecidas: divulgações em outdoor, em revistas, jornais, rádios ou televisão. Ainda é possível selecionar alternativas extremamente locais, como distribuição de panfletos de informação.
Contudo, um serviço geralmente não é contratado de maneira impulsiva. Decidir cortar o cabelo ou contratar terceirizados para uma empresa, normalmente, são ações bem pensadas. Então, as estratégias outbound podem não funcionar não bem nesse momento.
Por outro lado, o marketing digital é uma ótima escolha para atrair pessoas realmente qualificadas. Para fazer a divulgação de serviço online é viável recorrer a alternativas como criar um site e ter um blog alimentado pelo marketing de conteúdo. Isso gera autoridade e tráfego qualificado para o blog.
Também é possível utilizar o e-mail marketing e as redes sociais. Embora sejam bem diferentes, contribuem para estabelecer e fortalecer o relacionamento com clientes e futuros contratantes.
Já os links patrocinados aumentam o alcance e a exposição e são muito efetivos quando campanhas adequadas são realizadas.
Qual é a melhor alternativa para a divulgação de serviço?
Mesmo assim, não dá para dizer qual é a opção mais adequada. Cada empresa tem necessidades específicas e que, portanto, requerem formas de divulgação que se adaptem a tais características.
No entanto, não é difícil afirmar que o marketing digital se mostra uma oportunidade muito interessante. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, faz sentido estar onde o público se localiza.
A divulgação online é eficiente e, portanto, é interessante que ela receba o maior volume de investimentos. Contudo, é preciso pensar no balanceamento correto e em quais oportunidades serão aproveitadas.
Como escolher a opção ideal?
Para descobrir, definitivamente, qual é a melhor maneira de divulgação de serviço é indispensável começar com uma análise interna. Entenda o que o empreendimento oferece, os benefícios e diferenciais do serviço e a que público ele se destina.
Em seguida, proceda a uma análise de mercado. Pense em quais são as dúvidas, dores e interesses da persona, avalie a linguagem adequada e identifique seus padrões de consumo — inclusive, de informação.
Não desconsidere os objetivos e o orçamento. Ao somar todos esses elementos, é possível definir qual é a opção mais ajustada para atender às exigências do negócio.
Apesar de não haver uma resposta única, a melhor divulgação de serviço para a sua empresa existe e espera seu investimento. Considere com intensidade o marketing digital e reconheça as necessidades personalizadas, de modo a fazer a escolha correta.
Como seu estabelecimento tem realizado a divulgação? Use os comentários e compartilhe as suas experiências!